O Blog do Rúgbi

Artigo: Conhece o rúgbi? É maior do que você imagina! E cresce no Brasil

UOL Esporte

Foto: Phil Walter/Getty Images

Foto: Phil Walter/Getty Images

Por Lucas ''Tanque'' Duque, atleta da Seleção Brasileira de rúgbi de sete

Agora, é a vez do rúgbi! Você pode não saber que esporte é esse ou não entender as regras. Mas saiba que você ainda vai ouvir falar muito de rúgbi. Principalmente nesses próximos dias.

A bola oval vive um momento único com o retorno aos Jogos Olímpicos, após 92 de ausência. Será com a modalidade de sete. Mas enquanto os Jogos do Rio não chegam, o rúgbi XV é que dita as regras. E o ano de 2015 será marcado pela Copa do Mundo de Rúgbi XV, que começa nesta sexta-feira, na Inglaterra.

Esta será a 8ª edição do mundial. Trata-se de um dos eventos mais assistidos em estádios, atrás apenas da Copa do Mundo de futebol. Em termos de audiência é Top 5 entre todos os eventos do mundo. Contará com 20 equipes na disputa pela taça, entre elas nossos vizinhos argentinos e uruguaios.

O Brasil ainda não fará parte dessa festa, mas estamos nos esforçando para chegar lá em 2023. Por aqui o momento é de transição, aprendizado e muito trabalho. Nos últimos anos tivemos conquistas importantes, vencemos adversários fortes que nunca antes haviam perdido para nós. Hoje lutamos para alcançar as forças continentais, como Argentina, Uruguai e Chile, e ao mesmo tempo passamos para a nova geração todo nosso conhecimento.

Afinal, o trabalho é de longo prazo e nem todos que da equipe atual estarão no futuro para colher os louros das conquistas. O rúgbi é uma modalidade que traz consigo muitos valores, entre eles o respeito e a integridade. Mas o que move todos é a paixão. Quem é “picado pelo bichinho do rúgbi” entra para a família e não quer mais sair.

A Confederação Brasileira de Rúgbi faz a sua parte trazendo organização para uma modalidade que tem muito potencial de crescimento. Hoje temos uma estrutura com Centro de Treinamento exclusivo e equipamentos de ponta, o que não acontecia há alguns anos. Usamos GPS para melhor analisar as questões de desempenho e posicionamento em campo, entre outras. Participamos de mais competições diante de adversários cada vez mais qualificados.

Hoje, o Brasil conta ainda com seis das chamadas Academias Top 100, em que os melhores jogadores de rúgbi do país foram selecionados por uma comissão técnica para treinar ainda mais, buscando a excelência no esporte. São 350 jogadores que podem a qualquer momento ser convocados para representar o Brasil mundo afora.

Estamos todos unidos em busca de um objetivo comum, que é o desenvolvimento do rúgbi brasileiro. Como diria a propaganda, “rúgbi: isso ainda vai ser grande no Brasil”. Você ainda vai ouvir falar muito de scrum, tackle, try e o famoso haka da Nova Zelândia!