O Blog do Rúgbi

Surpresas, Delta e Leoas entram para elite; Band vence qualificatório

UOL Esporte

Band Saracens celebra o título e a classificação para o Super Sevens (Divulgação)

Por Bruno Romano

Após dois dias de viagem de ônibus, o Delta, do Piauí, fez história no Sevens nacional. Ao terminar entre as quatro melhores de 16 equipes, em um qualificatório disputado no último fim de semana em Florianópolis (SP), o clube de garantiu como equipe fixa do Super Sevens, maior torneio feminino da modalidade olímpica no Brasil.

Quem também roubou a cena foram as L

eoas de Paraisópolis (SP), outra jovem equipe classificada. Fruto do projeto Rugby Para Todos (SP), na comunidade de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, as Leoas alcançaram a final do torneio, em uma campanha empolgante e surpreendente.

O título acabou com o Band Saracens, que eliminou o Delta nas semis (15-7) e não deu chances às Leoas na decisão (17-0). A quarta vaga ficou com o Desterro, time da casa que avançou até as semifinais, anotando quatro vitórias em seis partidas.

As classificadas se unem agora com Curitiba (PR), Niterói (RJ), São José (SP) e SPAC (SP) como equipes fixas do circuito. A condição garante lugar em todas as etapas, além do custeio das despesas de viagem pela organização, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Dentre os demais times apontados para as vagas antes da competição, o Charrua (RS) e o BH Rugby (MG) bateram na trave – os clubes ainda podem participar como convidados das etapas do Super Sevens.

O BH chegou a vencer o Desterro (SC) na fase de grupos. E os triunfos do Vitória (ES) sobre o Charrua e do Melina (MT), outra equipe em ascensão, para cima do Band, também foram destaque na competição.

Com um número cada vez maior de envolvidos na cena feminina – e o nível aumentando aos poucos – a expectativa de um Super Sevens bem equilibrado é enorme. Este foi só o pontapé inicial da temporada.