O Blog do Rúgbi

Torneio europeu de rúgbi repete o Oscar e entrega taça para campeão errado

UOL Esporte

Após gafe, Romênia celebra o título do Rugby Europe Championship (Divulgação/frr.ro)

A foto acima mostra o troféu do Rugby Europe Championship 2017 no lugar certo, ao lado dos jogadores da Romênia. Alguns minutos antes, no entanto, a rival Geórgia havia recebido o caneco por engano. O erro da organização, no melhor estilo do Oscar deste ano, foi corrigido a tempo.

Equivalente ao Six Nations ''B'', o torneio reúne anualmente o segundo escalão da Europa. Na última rodada, jogando em Bucareste, os romenos conseguiram vencer no sufoco por 8-7.

Como as duas seleções terminaram empatadas na tabela, a taça acabou indo para os georgianos, pois o saldo de pontos era mais favorável. Mas uma rápida consulta no regulamente mostrou que o primeiro critério de desempate era na verdade o confronto direto.

Com a lambança desfeita, a Geórgia se viu fora do topo do pódio pela primeira vez desde 2010. O bronze acabou com a Espanha, superando a Rússia. Todos os jogos do Rugby Europe Championship já contam como eliminatórias para o Mundial 2019.

Ainda que não exista forma de subir para a elite, o Six Nations, vencido este ano pela Inglaterra, muitos defendem a abertura do acesso.

Assim, o campeão do torneio de ''baixo'' tomaria o lugar do lanterna de ''cima''. No caso, um reconhecimento para uma das seleções que mais evoluem no cenário mundial, a Geórgia. Ops, desta vez seria a Romênia.