O Blog do Rúgbi

Jovem time paulista desbanca favoritos em inédita conquista do BR de Sevens

UOL Esporte

Atletas do Jacareí celebram o título do Super Sevens 2017. Foto: Divulgação

Apostar nas categorias de base é o melhor caminho para o rúgbi brasileiro. Que o diga o Jacareí (SP), novo campeão do Super Sevens, o mais importante torneio nacional do rúgbi olímpico.

Criado em 2003, com base em um grupo jovem de atletas que, nos anos seguintes, fomentaram a equipe adulta, o time do Vale do Paraíba se sagrou pela primeira vez vencedor da competição, disputada no país desde 2008.

Os paulistas fecharam uma campanha invicta de seis jogos, no último fim de semana, e superaram o Desterro (SC) em uma final acirrada: 12-05. O bronze ficou com o Pasteur (SP), outro clube que tem investido bastante nas categorias de base.

Ao todo, 12 equipes de sete estados disputaram a taça, saindo de classificatórias regionais. O próprio Jacareí havia vencido poucos dias antes a eliminatória paulista.

O Super Sevens pode ainda não ter atingido o formato ideal – mudou de datas nos últimos anos e ainda busca abranger, balanceando também com o calendário de seleções -, mas ainda é um bom termômetro para o nível de disputa atual.

Dentro de campo, de qualquer forma, não sobraram dúvidas. Título merecido para o jovem clube (em todos os sentidos), que comprovou de vez que já virou ''gente grande''.