O Blog do Rúgbi

Invicta desde 2004, seleção feminina joga pelo 12º título Sul-Americano

UOL Esporte

Beatriz Futuro, umas das líderes da seleção, corre para try em etapa da World Series. Foto: FOTOJUMP

Por Bruno Romano

Em 53 jogos, 53 vitórias. Essa é a dimensão da hegemonia do Brasil no rúgbi feminino dentro da América do Sul. Neste fim de semana, a seleção coloca sua invencibilidade à prova no 13o Sul-Americano de Sevens, em busca do 12o título continental.

As brasileiras só não venceram o torneio em 2015, quando não participaram da edição, que acabou nas mãos da Colômbia. Desta vez, a disputa será em Carlos Paz, nos arredores de Córdoba, na Argentina.

Do elenco brasileiro convocado para a missão, duas atletas estiveram presentes em todos os 11 troféus de campeãs até aqui: Beatriz Futuro, a ''Baby'' do Niterói (RJ), e Paula Ishibashi, a ''Paulinha'', do SPAC, de São Paulo.

Treinadas agora pelo neozelandês Reuben Samuel, que já liderou o time em título recente no tradicional Valentín Martinez, no Uruguai, a equipe traz uma mescla de jogadoras experientes, como Baby e Paulinha, com atletas mais jovens, que tem se firmado no grupo depois da renovação após os Jogos Rio-2016.

É por isso que não é apenas o retrospecto que conta a favor do Brasil. Das 12 escolhidas, 10 jogadoras fizeram parte da última etapa do Circuito Mundial, em Sydney, na Austrália, quando o Brasil conquistou uma histórica vitória sobre a Inglaterra .

Jogar mais vezes na elite – conquista merecida da seleção com a campanha da Rio-2016 –  deve ser um grande diferencial para as Tupis em Carlos Paz. Além disso, a renovação do time foi gradual, veio em boa hora bem e manteve um grupo forte. É mais provável que a pressão por vencer embale as meninas rumo a mais um título do que jogue contra as brasileiras.

Com as partidas da fase de grupos marcadas para o sábado (18) e as decisões em mata-mata acontecendo no domingo (19), a competição terá transmissão ao vivo pela internet via Sudamérica Rugby. A final está marcada para às 20h10, no horário brasileiro. Se tudo der certo, com nossas meninas lutando por mais um caneco.