O Blog do Rúgbi

Try brasileiro rouba a cena no 7’s de Sydney; Tupis fazem história

UOL Esporte


Por Bruno Romano

O lance começa com uma inspirada cobrança de lateral. O movimento ensaiado (e inesperado) abre espaço para a brasileira Edna Santini correr quase todo o campo do Allianz Stadium, em Sydney, na Austrália, palco de uma dupla etapa, feminina e masculina, do Circuito Mundial de Sevens 2016-2017, realizado no último fim de semana. A jogada termina com um try de tirar o fôlego de Amanda Araujo.

O vídeo foi um dos destaques da competição, vencida pelo Canadá – entre os homens, mais um título para a embalada África do Sul, aumentando a liderança isolada do Circuito para cima de Fiji, atual bicampeão do torneio e ouro na Rio-2016.

Mesmo com o merecido reconhecimento, em meio a tantos lances bonitos, o try do vídeo acima contra a Irlanda foi o único de uma derrota por 33-5 (em tempo: que recuperação incrível da irlandesa Lucy Muhall, em perseguição obstinada para cima de Santini!).

Nos demais jogos da fase de grupos, o Brasil também caiu diante da Austrália (7-24) e de Fiji (10-31). No dia decisivo, no entanto, veio a volta por cima. Vitórias sobre a Espanha (10-7) e Inglaterra (17-12), a primeira da história contra a potência europeia, quarta colocada nos últimos Jogos Olímpicos. O resultado deu ao Brasil o Challenge Trophy, equivalente ao nono lugar.

A seleção feminina, agora equipe fixa na competição, volta a campo na etapa de Las Vegas, entre os dias 3 e 5 de março. O triunfo contra as inglesas deve embalar um mês intenso de preparação. E vai ser preciso mesmo: o sorteio dos grupos em Vegas coloca as Tupis diante da própria Inglaterra, além de Nova Zelândia e Austrália, atual campeã olímpica e do Circuito Mundial.