O Blog do Rúgbi

Arrependido, espanhol escreve carta a rival após ser expulso por agressão

UOL Esporte

Os rugbiers Jesús Moreno e Thomas Vervoort juntos após incidente. Foto: Reprodução/Sudamérica Rugby/Diario Marca

Por Bruno Romano

Pilar da seleção da Espanha, Jesús Moreno saiu mais cedo do seu último jogo representando o país. Depois de agredir um adversário no solo, com um pisão desleal, recebeu um cartão vermelho na metade da partida.

Resultado? Os espanhóis tiveram de lidar com a seleção da Bélgica com um a menos, em jogo recente (e decisivo) válido pelo Rugby Europe Championship, o segundo escalão europeu, abaixo do Six Nations.

O duelo era importante para a Espanha, que lutava pela parte de cima da tabela em um torneio que já contou como eliminatória para o Mundial 2019.

Arrependido pela atitude, Jesús decidiu escrever uma carta direta ao agredido, Thomas Vervoort, nascido na França e atual jogador da seleção belga. O depoimento, que mostra bem o espírito do rúgbi, se tornou público via jornal esportivo local Marca. Em tradução livre, diz:

''Ontem, por um segundo, eu deixei de ser um jogador de rúgbi. Por um segundo, eu decidi não respeitar o esporte que me deu tanto. Por um segundo, eu decidi não ser o exemplo de centenas de crianças que estavam assistindo no campo. Durante esse segundo, eu quis atacar um oponente no chão, impotente, como um covarde.''

''Esse segundo poderia ter custado muito caro para a minha equipe, mas nós somos um grupo e, quando alguém erra, 14 amigos tentam resolver o dano. Este segundo também poderia custar caro para o adversário, deixando-o gravemente ferido, mas nosso esporte está cheio de pessoas fortes e pouco rancorosas. Esse segundo poderia ter custado caro ao meu clube, tendo recebido uma punição muito mais dura graças a mim.''

''Mas, acima de tudo, esse segundo poderia ter custado muito para mim. Ele poderia ter me custado uma vida inteira defendendo os valores deste esporte, que eu ainda acredito firmemente. Poderia ter me custado o fato de eu ter traído a si mesmo. Por tudo isso, peço desculpas pelo que aconteceu ontem no campo de rúgbi.''

''E eu quero felicitar o meu adversário, que soube como reagir, em todos os momentos, seguindo o que se supõe que nós somos: jogadores de rugby. Obrigado a todos ao redor de mim, que me deram coragem para escrever estas desculpas públicas. Tudo serve de aprendizado, até mesmo um segundo. Muito rúgbi para todos.''

Na foto acima, Jesús Moreno aparece abraçado junto de Thomas Vervoort, depois da entrega da carta e das desculpas aceitas.

O Rugby Europe Championship terminou com título da Romênia, vencendo a favorita Geórgia na última partida. A Espanha ainda superou a Rússia e acabou com o bronze.