O Blog do Rúgbi

Lenda do rúgbi, Shane Williams volta a campo para ajudar clube amador

UOL Esporte

Por Bruno Romano

Com Shane Williams no gramado, o clube galês Amman United RFC comemorou uma importante vitória neste fim de semana. Aos 40 anos, o craque do País de Gales e maior autor de tries da seleção na história, retornou ao seu time de origem e mostrou que não perdeu a magia.

''Eu estava tão nervoso de jogar uma semifinal pelo meu clube, que parecia até uma partida de Six Nations'', disse Williams à BBC Radio Wales Sport.

O triunfo sobre o Cardigan (29-3) garantiu o Amman United na decisão da WRU National Bowl, torneio da federação galesa de rúgbi, que reúne equipes de divisões inferiores.

A final, contra o Caerphilly, já está confirmada para o estádio Principality (antigo Millenium Stadium), grande templo do esporte em Gales — e o mesmo palco de vários ''shows'' de Williams com a camisa vermelha dos Dragões.

Consagrado pelo seu enorme faro de try e sua rara facilidade nos dribles, o pequeno-gigante Williams jogou pela primeira vez pelo time principal do Amman em 1997, atuando de scrum half (nos anos de seleção, se firmou como ponta).

''Grande parte dos jogadores atuais eram juvenis quando eu treinava aqui, por isso os vejo como minha família'', diz, ele que mora nos arredores do clube, na região de Swansea. Alguns dos atletas, inclusive, são família mesmo. Seu irmão e seu cunhado (o qual Williams substituiu aos 18 minutos do primeiro tempo) fazem parte do elenco.

''Eu sempre disse que voltaria às minhas raízes, e fico muito feliz de ainda ter disposição para jogar ao lado do meu irmão mais novo'', conta.

No fim do jogo, junto do sorriso de satisfação, Williams também levou pra casa uma lesão na mandíbula. Mas nada que o tire do próxima missão. Depois de garantir que o time não precisa dele para ser campeão, ele confirma que estará disponível para a final, caso seus serviços sejam requisitados.