O Blog do Rúgbi

Brasil estreia seleção de desenvolvimento com três vitórias na Argentina

UOL Esporte

Começou com o pé direito a história do Brasil XV, nova seleção de desenvolvimento do rúgbi nacional. Com a ideia de testar novos nomes e ainda dar ritmo a atletas do elenco principal, a equipe acaba de fechar uma viagem de estreia pela Argentina com três vitórias na bagagem.

Entre os dias 8 e 14 de março, o Brasil XV superou o CÓrdoba Athletic (55-12), o selecionado de desenvolvimento da província de Córdoba (50-19) e, por fim, o clube local Tala R.C (22-17), da elite nacional argentina.

Ainda que o nível dos duelos, nem mesmo os resultados em si sejam a questão principal neste começo de trabalho, o importante passo de criar o Brasil XV já refletiu bem dentro de campo.

A campanha invicta também vem em boa hora, entre a última participação no Americas Rugby Championship e a espera do Sul-Americano 2017, que vale como eliminatória para o Mundial 2019.

O Brasil XV uniu atletas de clubes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As regiões sul e sudeste são sede das academias de alto rendimento, projeto nacional que serve de base para as convocações do time.

O australiano Paul Healy, mesmo que comanda a parte técnica das academias, foi o escolhido para treinar o Brasil XV. Ex-técnico da seleção principal do Chile, Healy tem apostado agora suas fichas na nova geração de Tupis.