O Blog do Rúgbi

A um passo da história, Inglaterra encara teste de fogo contra velho rival

UOL Esporte

Por Bruno Romano

BAGSHOT, ENGLAND – MARCH 09: Billy Vunipola (L) catches the ball during the England training session held at Pennyhill Park on March 9, 2017 in Bagshot, England. (Photo by David Rogers/Getty Images)

Inglaterra e Escócia não vão jogar apenas uma partida de Six Nations neste sábado. O estádio londrino de Twickenham, o ''templo do rúgbi'', vai receber um dos duelos mais esperados do esporte, colocando à prova uma antiga rivalidade, misturada com longos tabus e um possível novo recorde mundial.

Em caso de vitória, os ingleses alcançam 18 triunfos seguidos, suficiente para igualar os All Blacks com a melhor sequência da história. Está em jogo também o cobiçado título do Six Nations, maior e mais antiga competição de seleções da Europa. Quem levar a melhor segue forte para garantir o caneco na última rodada.

A expectativa do jogo é ainda maior já que a Escócia não deve apenas se contentar em defender e segurar o ímpeto inglês. Pelo que se viu no Six Nations até aqui dá para ter certeza de que a promessa de uma postura ofensiva dos visitantes não é um discurso só da boca para fora.

Mesmo assim, a tarefa está longe de ser fácil. E ela só piora se as estatísticas entrarem na discussão. Basta dizer que a última vez que a Escócia bateu a Inglaterra foi em 2008 (em Twickenham, o tabu já segue por 34 anos).

Dentro de campo, o duelo de forwards deve ser chave. Enquanto os escoceses têm uma terceira linha de tirar o chapéu, a Inglaterra pode fazer a diferença no conjunto e na qualidade da primeira linha. Sem falar no banco, mais forte que o dos rivais.

Pelo embalo atual e por jogar em casa, a Inglaterra é favorita. E o ''susto'' que a Itália deu na rodada passada, dizem hoje os próprios ingleses, foi o melhor que aconteceu para a seleção de Eddie Jones, que deve entrar totalmente ligada.

Mais do que um duro desafio (físico, técnico e tático) de 80 minutos, estamos falando de um enorme teste de fogo, provavelmente um dos maiores do rúgbi moderno.

A Inglaterra está mais do que preparada para o isso, não há dúvida. E, se conseguirem suportar a pressão, se confirmam de vez como uma equipe especial na história do esporte.