O Blog do Rúgbi

Australiana descobre que ganhou ouro na Rio-2016 grávida. E segue na ativa

UOL Esporte

Nicole Beck com sua filha Sophie após a decisão da Rio-2016. Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images

Por Bruno Romano

Grávida de apenas de algumas semanas, a australiana Nicole Beck ajudou a sua seleção a conquistar um histórico ouro no rúgbi Sevens, modalidade que estreou na Olimpíada na Rio-2016. Uma foto ao lado da sua filha Sophie, já com a medalha em mãos, rodou o mundo – ela só não sabia que estava esperando mais uma criança.

Assim que descobriu, aos 28 anos, ela e seu noivo Joel Willoughby tiveram um motivo em dobro para comemorar a passagem pelo Brasil.

''É claro que não guardei segredo depois'', diz Nicole, ao Sidney Morning Herald, comentando sobre o contrato assinado com União de Rúgbi Australiana (ARU), que seguia por toda a temporada 2016-2017.

A situação levou a ARU a um cenário inédito. Usando como base outras modalidades com atletas de elite no país, entidade e atleta tentaram achar um acordo. A ideia era mantê-la próxima à equipe de alto rendimento, encontrando o equilíbrio entre a motivação e a segurança para todos, já que Nicole queria seguir defendendo a seleção.

O ponto de partida foi de que uma atleta grávida teria a garantida de receber seu salário durante todo o período do contrato, ou por dois anos, o que viesse primeiro. Nicole poderia escolher por trabalhos fora ou dentro dos campos, no segundo caso, sob aprovação médica.

Depois das negociações, que incluíram a presença da associação de jogadores de rúgbi da Austrália, as duas opções estavam na mesa, além de uma terceira: receber o valor total e se desligar do grupo.

Como o sonho de Nicole era voltar logo ao rúgbi, sem deixar de cuidar dos filhos, claro, ela optou por um programa paralelo de treinamento. Nele, combina uma rotina de exercícios específicos para o período que vive (tudo aprovado pelos médicos e treinadores da seleção).

Agora, com 36 semanas, Nicole sente que tomou a decisão certa, já que almeja (e acredita ser possível) conciliar os dois mundos, de atleta e mãe.

''Eu sempre quis ambas as coisas para minha vida'', conta. ''Por mais incrível que tenha sido ganhar uma medalha de ouro na Olimpíada, foi muito mais significante ter dividido e celebrado aquele momento com minha filha Sophie'', conclui.