O Blog do Rúgbi

Six Nations volta quente, com clássico, sonho de recorde e olho no Mundial

UOL Esporte

Por Bruno Romano

O título do Six Nations é a glória máxima do rúgbi na Europa. Mas a competição deste ano – a 123a edição na história do torneio mais antigo do planeta, contando todos os seus formatos desde 1883 – também vale muito para a próxima Copa do Mundo, em 2019, no Japão.

A explicação é simples: o ranking da World Rugby vai definir os cabeças de chave do Mundial, uma posição mais ''confortável'' para encarar o evento que divide 20 seleções em cinco grupos, com apenas dois de cada chave avançando para o mata-mata em jogo único das quartas.

Como todas as partidas do Six Nations contam para a lista, o duelo crucial da terceira rodada é o encontro entre Irlanda e França. Além da expectativa de um ótimo jogo em Dublin, os irlandeses defendem seu excelente quarto lugar no ranking, contra o sétimo dos Bleus.

Vencer significa ainda sonhar com o título, até por que que a Inglaterra deve ampliar sua liderança no embate contra a única seleção sem pontos até aqui, a Itália. Em um torneio de tiro curto (apenas cinco jogos), qualquer vacilo a partir de agora é fatal.

É com essa ideia em mente que Escócia e Gales fazem o grande clássico da rodada em Edimburgo. Um tabu que já se arrasta desde 2007 contra a favor dos galeses, mas a casa cheia e o embalo dos escoceses prometem equilibrar as forças, em uma partida com tudo para ser eletrizante e imprevisível até o final.

E, mais uma vez, o ranking mundial ''entra em campo'', com Gales sustentando a quinta colocação e a Escócia a oitava, a última que vai entrar no primeiro pote do sorteio da Copa 2019, marcado para maio.

Para fechar os ingredientes do caldeirão do Six Nations, a Inglaterra luta para quebrar um recorde em números de vitórias seguidas, que pertence aos All Blacks. Os ingleses já alcançaram a marca de 16 triunfos na última rodada, contra Gales.

E, a partir deste domingo, quando entram em campo como favoritos no Twickenham, em Londres, o sonho do recorde começa a andar lado a lado com a chance de conquistar o segundo Six Nations seguido, de forma invicta.