O Blog do Rúgbi

Quem pode parar a Inglaterra? Rosa desbanca Gales com “veneno” All Black

UOL Esporte

Por Bruno Romano

A armadilha estava bem preparada no País de Gales. Mas nem mesmo a força e tradição de um rival histórico, jogando em seu temido território, foi capaz de parar o incrível embalo da Inglaterra.

Com a 16a vitória seguida, a ''Rosa'' parte agora ainda mais confiante para se tornar a seleção dona de um feito inédito no mundo oval.

Vencer Gales pela segunda rodada do Six Nations não foi tarefa fácil. A menos de 10 minutos do apito afinal, aliás, o placar determinava o fim do sonho inglês. Mas um contra-ataque veloz e feroz acabou em try e mudou toda a história (veja no vídeo).

Neste momento, a Inglaterra não apenas virou a partida como alcançou um status que parecia exclusivo dos All Blacks. Manter a frieza, a velocidade de pernas e raciocínio e a vontade de vencer inabaladas até minutos decisivos de desafios gigantes é exatamente o que levou a Nova Zelândia ao terceiro título mundial e ao recente recorde de 18 triunfos ininterruptos.

Já não é preciso lembrar a todo momento que o rúgbi entrou em uma era extremamente equilibrada, uma novidade na elite do esporte. Até por isso, a capacidade de jogar em alto nível quando tudo já parece ter ido por água abaixo tem se provado um poderoso ''veneno'' para rivais poderosos. E os ingleses parecem ter conseguido sintonizar de vez essa rara frequência.

Para ajudar a Inglaterra, que já tem feito por merecer, dois cenários contam a favor do novo recorde: o próximo adversário é a Itália, seleção mais fraca do Six Nations, logo, uma 17a vitória provável – na sequência, a Escócia visita os ingleses em Twickenham. Além disso, os resultados da rodada isolaram a Rosa no topo da tabela, aumentando tanto a confiança dos líderes como a pressão para cima dos outros (leia-se: Irlanda, França e Escócia).

Esperar uma retomada inglesa deste tamanho após a campanha desastrosa no Mundial 2015 já era duvidoso. Acreditar que Eddie Jones não teria seu trabalho questionado em nenhum momento, tamanha a responsabilidade, também.

Mas o cenário agora é completamente oposto: fica difícil não apostar que os ingleses vão alcançar e até (por que não?) superar os All Blacks. Se acontecer, é melhor marcarem logo um Inglaterra x Nova Zelândia. É o que o mundo do rúgbi inteiro quer ver.