O Blog do Rúgbi

Nova Zelândia se afunda, e África do Sul toma o trono de Fiji no Sevens

UOL Esporte

Por Bruno Romano

Dois títulos em três torneios dão à seleção de Sevens da África do Sul, os Blitzboks, a indiscutível liderança do Circuito Mundial, maior torneio anual na modalidade olímpica do rúgbi.

O novo troféu saiu no último fim de semana, superando justamente Fiji na decisão (26-5) em Wellington, Nova Zelândia, palco da terceira de dez etapas do torneio.

Ainda que os fijianos tenham se renovado após o ouro na Rio-2016 e o bicampeonato do Circuito, em 2015 e 2016, os sul-africanos, que mantém o elenco do bronze olímpico, parecem mesmo decididos a faturar uma temporada após oito anos na fila.

Os Blitzboks não apenas venceram Fiji na final como já haviam batido os ''reis do Sevens'' na fase de grupos. Austrália (28-0), Japão (33-0), França (45-0) e Canadá (21-5) também ficaram pelo caminho em uma campanha invicta e bem próxima da perfeição.

A decepção da temporada, por outro lado, é a Nova Zelândia, maior campeã da história do Circuito que acabou ofuscada por Fiji nos últimos anos, e ainda deixou a desejar na Olimpíada do Rio.

Mesmo jogando em casa, o que costuma se reverter em títulos, os All Blacks Sevens acabaram a etapa em sexto lugar, se despedindo com uma derrota para a Argentina (22-17).

Destaque para a Escócia e o Canadá, que alcançaram as semifinais em Wellington (os escoceses terminaram com o bronze), provando que, abaixo de Fiji e África do Sul a batalha segue extremamente equilibrada e imprevisível.

Mal se recuperam dos duelos, as seleções já tem encontro marcado no próximo fim de semana, ainda na Oceania. Próxima parada: Sydney. Desta vez com uma etapa simultânea do circuito feminino em campo, o que significa que o Brasil, agora equipe fixa, faz parte da festa.