O Blog do Rúgbi

Zebra escocesa se une a gigantes da europeus no mata-mata da Champions Cup

UOL Esporte

Por Bruno Romano

Com o Six Nations batendo a porta, a elite do rúgbi de clubes da Europa duelou pela última vez neste fim de semana, antes de o torneio de seleções mais antigo do mundo ganhar os holofotes. Na sexta e decisiva rodada da Champions Cup, três times franceses, dois irlandeses, outros dois ingleses e apenas um escocês carimbaram as vagas para o mata-mata.

Precisando de uma vitória para seguir no sonho do título, o Glasgow Warriors, da Escócia, foi impiedoso: aplicou 43-0 sobre o Leicester Tigers, da Inglaterra (veja no vídeo). O triunfo colocou o Glasgow nas quartas-de-final, feito que o clube não conseguia desde 1998.

O outro destaque na rodada foi o Clermont, time com a incomoda fama de ''nadar e morrer na praia'', que seguiu a escrita das últimas temporadas e se impôs, cravando a melhor campanha até aqui. A vitória por 48-26 sobre o Exeter Chiefs, da Inglaterra, coroou a trajetória implacável de mais uma geração disposta a quebrar a sina do clube de nunca ter conquistado um título europeu.

Ao lado do Clermont, Toulon e Toulouse também garantiram vagas para a França na próxima fase – um dos duelos das quartas, aliás, será entre Clermont e Toulon. Campeão europeu em 2012, 2013 e 2014, o ''galáctico'' Toulon falou mais alto que o Saracens (dono do continente em 2015), anotando 10-3, o suficiente para avançar.

Já o Toulouse foi firme na missão de bater o Connacht, líder do equilibrado grupo ''2'' sem tomar ponto bônus. Em baixa nas últimas temporadas, o maior campeão europeu da história, com quatro títulos (na era de Guy Novès, hoje treinador da seleção da França) assegurou a vaga justamente pela vitória no confronto direto.

Enquanto isso, a Irlanda segue em destaque na briga pela Champions Cup 2017 com dois times com mando de campo nas quartas. O Munster garantiu a vantagem de jogar em casa a partida única de mata-mata ao bater o poderoso – ainda que decepção na Champions – Racing 92. Já o Leinster fez sua parte ao empatar (24-24) com o eliminado Castres, da França.

A Champions Cup entra agora em um período ofuscado pelo Six Nations. Mas no fim de março e começo de abril o clima esquenta de novo. Clermont x Toulon; Munster x Toulouse; Saracens x Glasgow Warriors; Leinster x Wasps. Jogos únicos e decisivos, tão imperdíveis quanto imprevisíveis.