“Liga dos Campeões do rúgbi” tem rodada decisiva na Europa
UOL Esporte
Atual campeão europeu, o inglês Saracens é um dos poucos times ''tranquilos'' na Champions Cup, a liga que coloca frente a frente os melhores clubes do continente.
A quinta e penúltima rodada de classificação, que começa nesta sexta e segue até domingo, começa a definir quem dá adeus ao sonho e quem segue na luta pelo título.
Com 18 pontos garantidos – oito a mais do que o Toulon, vice-líder do grupo ''3'' – os Saracens encaram os Scarlets, no País de Gales, para garantir o topo da chave e a vantagem de jogar em casa nos playoffs.
Também tem tudo para se confirmar nas quartas-de-final o francês Clermont, que atropelou o Toulon, tricampeão da Europa (2013, 2014 e 2015), no último fim de semana pelo Top 14, assim como os irlandeses Leinster, campeão europeu em 2009, 2011 e 2012, e o Munster.
O cenário mais imprevisível, no entanto, vem do grupo ''2'', com Wasps, Toulouse e Connacht somando os mesmos 13 pontos. Enquanto o Connacht, da Irlanda, encara o lanterna italiano Zebre (o que pode significar vitória com ponto bônus), Wasps e Toulouse fazem um duro duelo Inglaterra versus França , em um dos jogos mais esperados da rodada.
A decepção do torneio até aqui é o Racing 92, recheado de estrelas internacionais e atual campeão francês, que sequer somou pontos após quatro partidas. Mesmo jogando em casa desta vez, o Racing vai encarar o inglês Leicester, que ainda acredita na classificação e deve ser páreo duro.
O foco de todos esses gigantes europeus se mantém na Champions Cup neste e no próximo fim de semana. Depois disso, a fase de mata-mata só começa de vez no fim de março e se estende até abril.
A decisão de 2017 já está confirmada para o dia 13 de maio, no Murrayfield, templo do rúgbi na Escócia.