Portugal e Bélgica confirmados na rota da seleção brasileira em 2017
UOL Esporte
Por Bruno Romano
Os Tupis entraram de vez para o calendário internacional de amistosos, com novidades desafiantes em 2017: três partidas seguidas na janela de junho, encarando duas novidades na história da seleção brasileira, Bélgica e Ilhas Cook.
Os belgas sustentam atualmente a 26ª posição do ranking, enquanto a equipe da Oceania está no 48º lugar – o Brasil fechou 2016 em 36º.
O jogo que abrirá a rodada de test matches (partidas que valem pontos para o ranking da World Rugby) será contra Portugal, no terceiro encontro entre os países, sendo duas vitórias portuguesas até aqui, a última delas em Coimbra, há cerca de um mês.
Os três jogos de junho de 2017 serão bem duros, mas não vão pegar os Tupis de surpresa. O primeiro semestre está recheado de importantes confrontos dentro do Americas Rugby Championhip (ARC) e do Sul-Americano.
No ARC a seleção encara Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos e Canadá em partidas únicas, entre 3 de fevereiro e 4 de março.
Já em maio, é a vez de duelar com Uruguai, Chile e Paraguai pelo Sul-Americano, em edição “especial”, já que o torneio começa a contar como caminho para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2019 no Japão.
Além da seleção principal, 2017 contará também com o ''Brasil XV'', versão de desenvolvimento dos Tupis, idéia já praticada em vários países top no rúgbi mundial. A nova equipe já tem confirmadas duas viagens para a Argentina, em março e junho.