O Blog do Rúgbi

Três anos de gancho é pouco para argentino que agrediu árbitra na Itália

UOL Esporte


Por Bruno Romano

O lance registrado no vídeo acima é totalmente covarde e brutal. Não condiz com nenhuma conduta do rúgbi. E é de uma ignorância tão rara no esporte que fica até difícil de explicar.

Este tackle descomunal em uma árbitra foi dado pelo argentino Bruno Doglioli, jogador do clube italiano Vicenza, durante partida da série A local contra o Valsugana, no último domingo. ''Estúpido'' e ''imbecil'' são os comentários mais brandos que vídeos como este espalhados pela internet tem recebido.

Doglioli, 33, já recebeu da Federação Italiana de Rúgbi (FIR) uma punição de três anos, período em que fica proibido de pisar em um gramado – é a maior sanção dada pela entidade nas últimas duas décadas.

Ainda que possa significar o fim da carreira do atleta (um pouco pela idade e muito pelo que o ato representa), foi pouco para um lance deste tipo.

A cena foi considerada ''ato de agressão deliberada'' pela FIR. Antes mesmo do anúncio oficial da entidade, no entanto, o próprio clube do jogador já o havia suspendido por tempo indeterminado.

O Vicenza também pediu desculpas à vítima do tackle e disse em comunicado que ''foi um momento de descontrole de um jogador que sempre teve uma conduta correta durante os últimos anos''.

A árbitra atingida é Maria Beatrice Benvenuti, 23, que trabalhou como assistente na Copa do Mundo Feminina de 2014, na França. Ela havia ingressado na série A italiana em janeiro deste ano.

Por sorte, Maria foi diagnosticada apenas com lesões leves após exames. Depois do choque, que ela nem sequer pôde entender muito bem já que estava de costas, acabou aplicando um cartão amarelo a Doglioli, e terminou de arbitrar a partida.