O Blog do Rúgbi

Os irmãos Vunipola e a armadilha inglesa contra os Pumas por ano perfeito

UOL Esporte

Irmãos Mako e Billy Vunipola. Foto: David Rogers/Getty Images

Irmãos Mako e Billy Vunipola. Foto: David Rogers/Getty Images

Por Bruno Romano

Com camisas diferentes, mas sob o mesmo sobrenome, Mako e Billy Vunipola são peças chave no duelo entre Inglaterra e Argentina deste sábado, em Twickenham, um dos jogos mais esperados nesta recheada rodada internacional.

Vestindo as camisas 1 (Mako) e 8 (Billy), os irmãos Vunipola estão entre os melhores do planeta em suas posições e serão fundamentais na disputa de forwards, a batalha crucial para definir o vencedor em Londres.

Caso triunfe, a Inglaterra tem tudo para fechar um 2016 invicto, sendo a única seleção ''Tier 1'' do mundo a conseguir o feito. Um duelo final contra a Austrália, no dia 3 de dezembro, ainda está no calendário, mas os ingleses já deram conta dos Wallabies em três jogos seguidos neste ano – e o sucesso sobre os Pumas daria o gás necessário para fechar essa impressionante trajetória em alta.

Dentro de campo, não é apenas a qualidade dos irmãos Vunipola nas formações fixas, sobretudo o scrum, que impressiona. A habilidade no jogo aberto, em lances individuais de contato que geram metros preciosos, é uma das grandes armas inglesas como equipe para bagunçar as defesas rivais. Com base nesse estilo bruto da dupla, outros ingleses mais rápidos e leves têm dado conta de aproveitar as brechas e encontrar a linha do try.

Créditos também para o treinador Eddie Jones. Não custa lembrar que maioria dos forwards que ele tem escalado, incluindo os Vunipola, são peças idênticas as do Mundial 2015, quando a Inglaterra fracassou.

Uma das mudanças célebres do comandante foi dar ao hooker Dylan Hartley a função de capitão. Ele tem ajudado a guiar esta jovem e talentosa geração de ''brutamontes'' bons de bola.

Estamos falando de gente do tamanho de Billy, nascido na Austrália e hoje um oitavo de 126 kg de pura potência, e Mako, natural da Nova Zelândia, pesando seus 130 kg. Billy tem apenas 24 e Mako 25 anos.

É peso suficiente para assustar os Pumas, que estão longe de se acovardar contra outras seleções top, é bem verdade, mas não vivem um bom momento.

Só venceram três dos 11 jogos do ano – incluindo uma histórica vitória sobre os Springboks em Salta – e sofreram duas derrotas recentes para Gales e Escócia. É por isso que o favoritismo está com os donos da casa. O que é ótimo para a Argentina. E só ajuda a esquentar a disputa.