O Blog do Rúgbi

Muito mais que amistosos: últimos jogos do ano podem definir Mundial

UOL Esporte

A África do Sul, que encara Gales, pode perder vantagem no sorteio da Copa | Crédito: Stu Forster/Getty Images

A África do Sul, que encara Gales, pode perder vantagem no sorteio da Copa | Crédito: Stu Forster/Getty Images

Por Bruno Romano

As melhores seleções do mundo entram em campo neste fim de semana atentas a seus fortes rivais – e também de olho no próximo Mundial. Isso por que o ranking da World Rugby define os cabeças de chave da Copa de 2019 e, para muitos países, a última janela internacional é agora.

É o caso das grandes potências do hemisfério sul, como a Nova Zelândia que encara a França, em Paris, e a Argentina, que tem um duelo duríssimo contra a Inglaterra. O detalhe crucial desta história é que os europeus ainda podem contar com o Six Nations de 2017 (em fevereiro e março) para somar pontuação.

Mais que amistosos, as partidas da janela internacional deste fim de ano são consideradas test matches, contando pontos valiosos para o ranking. É a lista mundial de maio de 2017 que vai cravar a ordem dos grupos da Copa. O sorteio foi confirmado para o dia 10 de maio, em Kyoto, no Japão, país sede evento, o maior da cena do rúgbi.

O pote inicial do sorteio divide os quatro primeiros do ranking em cada um dos grupos. O segundo separa os ranqueados entre o quinto e o oitavo lugar. O terceiro, preenche as vagas com as seleções que terminaram o Mundial de 2015 dentro dos três melhores de cada chave (o top 12 da última Copa). O quarto e último pote é das equipes que vem de eliminatórias, a serem definidas.

Ainda que a Nova Zelândia tenha situação mais tranquila, Austrália e África do Sul precisam ficar atentas. Os australianos pegam a forte a Irlanda neste fim de semana (atual 4a do ranking) e os sul-africanos, desesperados pela redenção de uma temporada desastrosa, tem pela frente o País de Gales, fora de casa.

Em destaque na jornada internacional também estão: Samoa x Canadá, Escócia x Geórgia, Japão x Fiji, Itália x Tonga e Escócia x Romênia. O Brasil entra em campo no segundo jogo seguido contra a Alemanha, após derrota por 16-6 no último fim de semana. Desta vez, o duelo será em Leipzig, às 19h30 do sábado, no horário brasileiro.

Esta só não é oficialmente a última rodada do ano, já que, no começo de dezembro, outros dois jogos fecham de vez 2016. O Brasil encara Portugal, no dia 1, enquanto a Austrália pega a Inglaterra no dia 3.