O Blog do Rúgbi

Sobrinho de Jonah Lomu é nova sensação do Super Rugby

UOL Esporte

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Por Bruno Romano

Lolo Fakaosilea tem jeitão de Super Rugby. Grande, ágil e sem medo de trombadas, o garoto de 21 anos é a nova aposta da franquia australiana Brumbies para a temporada 2017.

Filho de Seiana Fakaosilea, ex-jogador do Auckland Blues, e sobrinho de Jonah Lomu, um dos melhores rugbiers da história, o grandalhão também é lutador de boxe na categoria peso-pesado.

Seu treinador nos ringues é o mesmo que cuida da preparação de Sonny Bill Williams, astro do rúgbi mundial, que também costuma trocar a bola oval pelas luvas de vez em quando. Fakaosilea tentou promover combates contra grandes nomes ligados ao rúgbi, como o próprio Sonny Bill, dono de um cartel invicto, mas suas investidas não tiveram sucesso.

Já seu passado recente nos gramados inclui quatro jogos pelo Queensland Reds, no Super Rugby de 2015 – ele não atuou em 2016 devido a uma lesão –, além de um posto de destaque na seleção australiana Sub-20, com direito a presença no último Mundial.

Com 1,90 cm e 111 kg, Fakaosilea nasceu em Auckland, na ilha norte da Nova Zelândia, mas se mudou com a família logo cedo para Brisbane, na Austrália. As raízes da família ligam as gerações mais antigas, inclusive seu tio Lomu, à Tonga, país do Pacífico com tradição na formação de atletas.

Podendo atuar na terceira linha, como oitavo ou asa, ele é reconhecido pelo seu alto poder de impacto e sua mobilidade, mesmo para alguém do seu porte físico.

O antigo camisa 10 da seleção australiana e atual head coach do Brumbies Stephen Larkham enxerga exatamente essas qualidades como os diferenciais de Fakaosilea para o time.

Segundo Larkham, ele já estava há tempos na mira dos Brumbies, primeiro colocados na divisão australiana na última edição do Super Rugby e eliminados nas quartas-de-final do torneio. O clube já foi campeão da competição em 2001 e 2004 e o melhor resultado recente foi um vice-campeonato em 2013.