O Blog do Rúgbi

Árbitro se revolta e pune “malandragem” de sul-africano na Europa

UOL Esporte

Reconhecido como um dos melhores árbitros da atualidade, o galês Nigel Owens ganhou mais uma vez destaque por uma de suas punições exemplares.

Desta vez, ele flagrou um jogador gritando para atrapalhar um chute de conversão de um adversário. O lance aconteceu durante o duelo entre o clube francês Montpellier e o inglês Northampton Saints, válido pela rodada de abertura da Champions Cup.

''Miss!'' foi o que o sul-africano François Steyn, do Montpellier, teria gritado ao se aproximar do abertura Stephen Myler, do Northampton Saints. O grito de ''errou'', em inglês, durante o chute após o try, levou Owens a aplicar uma advertência verbal e a ordenar nova cobrança.

A torcida local também não gostou da atitude de Steyn. O ex-Springboks, seleção principal da África do Sul, que há tempos não se aproxima do mais alto nível, é bem verdade, ganhou vaias em apoio à decisão de Owens.

''Tenho certeza de que você mesmo já sabe que isso não é aceitável, e que não faz parte do espírito deste jogo'', sentenciou o árbitro, logo após o incidente.

Condutor da final da Copa do Mundo de 2015, Owens é conhecido por seus rápidos ''sermões'' dentro de campo. ''Isso não é futebol'' e ''Faça isso de novo, e só voltará a jogar daqui um bom tempo'', viraram quase ''hits'' do galês.

Na segunda tentativa de chute, Myler acertou o alvo, garantindo dois pontos para os Saints e abrindo 7-0 logo no início da partida. O lance acabou fazendo toda a diferença no placar final.

O Northampton venceu exatamente por dois pontos (16-14), após outro chute certeiro aos postes do camisa 10, já no fim da partida.