O Blog do Rúgbi

Federação francesa livra Carter, Rokocoko e Imhoff de acusação de doping

UOL Esporte

Os ex-All Blacks Joe Rokocoko e Dan Carter em ação pelo Racing 92. Foto: Dan Mullan/Getty Images

Os ex-All Blacks Joe Rokocoko e Dan Carter em ação pelo Racing 92. Foto: Dan Mullan/Getty Images

Por Bruno Romano

Após acusação publicada pelo jornal francês ''L'Equipe'' na semana retrasada, a federação de rúgbi da França declarou nesta terça-feira (18) que o argentino Juan Imhoff e os neozelandeses Dan Carter e Joe Rokocoko estão limpos e livres de qualquer suspeita de uso de doping.

Tanto os jogadores como o clube parisiense Racing 92, o qual defendem, alegaram inocência desde o início do caso. O médico responsável do time, Sylvain Blanchard, também foi liberado pela federação.

Dan Carter, campeão mundial pelos All Blacks em 2015, ano em que foi eleito melhor atleta do planeta, já se pronunciou: ''Mantenho a minha integridade e a integridade do rúgbi sempre no nível mais alto''.

Assim como Carter, de 34 anos, Rocokoco (33) e Imhoff (28) atuaram na decisão do Top 14, a primeira divisão francesa, no último mês de junho, com vitória por 29-21 sobre o Toulon.

A final foi disputada em Barcelona, na Espanha, e o ''L'Equipe'' sustentava que o trio havia testado positivo por uso de costicosteróides antes do duelo. De fato, um teste surpresa da agência francesa de luta contra o doping (AFLD) coletou a urina dos atletas.

Ao que tudo indica, no entanto, a publicação do ''L'Equipe'' pode ter sido precipitada. A análise definitiva do caso aponta que não há nada de irregular nos testes.

Em comunicado oficial do Racing 92, o clube fala de ''ignorância'', ''confusão'' e ''erro'' ao abordar o assunto publicamente, antes da análise final, o que manchou a imagem da instituição e de seus membros, mesmo com a inocência oficialmente declarada.

''Amo muito este jogo, e devo tanto ao rúgbi que nunca faria algo intencional que pudesse ferir sua reputação'', conclui Carter.