O Blog do Rúgbi

Mudança de regra, rúgbi feminino e microfone estão no radar da World Rugby

UOL Esporte

Pichot e Beaumont completam seis meses à frente da entidade máxima do rúgbi (Andrew Redington/Getty Images)

Pichot e Beaumont completam seis meses à frente da entidade máxima do rúgbi
(Andrew Redington/Getty Images)

Por Bruno Romano

Reunidos em Buenos Aires, capital argentina, líderes da World Rugby concluíram uma reunião chave para os rumos do esporte nos próximos ciclos mundial (2019) e olímpico (2020).

Na pauta da entidade, estão assuntos como o bem-estar dos atletas, o crescimento da modalidade, sobretudo entre mulheres, e as preparações para a Copa do Japão.

Nomeados recentemente para assumir a World Rugby, o inglês Bill Beaumont e o argentino Agustín Pichot confirmaram a criação de um novo comitê exclusivo para a cena feminina, e já decretaram a exclusão da regra 3.12, que trata de substituições temporárias após lesões na cabeça. Segundo os dirigentes, a ideia é prevenir uma má conduta em caso de troca de um jogador que entre para chutar uma bola decisiva.

O próprio tema de lesões cerebrais, causadas por concussões, ganhou espaço importante na reunião. Na contramão de algumas publicações recentes, a World Rugby, baseada em estudo de um comitê próprio, garante que o número de incidentes não está aumentando, mas promete dar atenção especial à questão.

O lado de fora dos gramados também entrou na pauta. A ideia de atrair cada vez mais fãs segue como missão chave da entidade. A aposta agora é explorar ainda mais um recurso televisivo, o microfone instalado em atletas. A prática já está aprovada para o próximo Circuito Mundial de Sevens 2016-2017, tanto masculino como feminino.

O assunto mais indigesto do encontro foi mesmo o novo calendário global. Sem novidades de ação imediata, a World Rugby se limitou a apontar que está comprometida com a ideia de um ''calendário mundial sustentável'' a partir do Mundial de 2019.

''Precisamos continuar garantindo que o esporte siga com este crescimento em ritmo recorde, tornando-o mais seguro e agradável de jogar possível'', declarou Bill Beaumont, que antes de assumir o cargo máximo da entidade atuou pela seleção inglesa e pelo combinado britânico British & Irish Lions.

Calendário, regras e lesões devem voltar à mesa da World Rugby em novembro, quando o órgão tem encontro marcado, com a promessa de novas indicações sobre os rumos da bola oval.