O Blog do Rúgbi

Líder All Black apoia “duelo de gigantes” e novo calendário ganha força

UOL Esporte

Técnico neozelandês Steve Hansen analisa vídeo em treino dos All Blacks | Crédito: Getty Images

Técnico neozelandês Steve Hansen analisa vídeo em treino dos All Blacks | Crédito: Getty Images

Por Bruno Romano

Unificar o calendário do rúgbi mundial não é mais apenas assunto dos cartolas da modalidade. Cada vez mais treinadores e atletas se posicionam favoráveis ao tema.

É o caso do treinador dos All Blacks Steve Hansen, atual bicampeão mundial de rúgbi XV (2011 e 2015) com a seleção da Nova Zelândia, que declarou ser a favor da mudança – um sinal forte de que a proposta caminha para sair do papel.

Entre as principais alterações de um novo calendário global está a criação de um inédito mundial de clubes. O torneio colocaria frente a frente os destaques da Champions Cup europeia com os grandes do Super Rugby.

Hansen também se mostrou favorável a outro duelo de gigantes: um confronto anual entre a seleção campeã do Rugby Championhip e o vencedor do Six Nations – o que poderia valer uma nova taça de altíssimo valor esportivo (e, por que não, comercial).

Caso acontecesse neste ano, por exemplo, estaríamos falando de Nova Zelândia contra Inglaterra, o jogo entre seleções que o mundo do rúgbi não vê a hora de acontecer, mas que não tem nenhuma data prevista.

Contar com o apoio explícito de rugbiers como Hansen, no entanto, é a parte mais “fácil” desta história. Quem teria de ceder a uma completa reformulação de datas de campeonatos seria o hemisfério norte, apontam as discussões atuais.

Mesmo assim, o sinal positivo do treinador All Black é relevante. E pode servir de incentivo para o assunto ganhar força e finalmente virar realidade nos próximos anos.