O Blog do Rúgbi

Maior zebra da história das Copas inicia contagem regressiva para Mundial

UOL Esporte

Japão comemora com torcida vitória no Mundial 2015. Foto: Bryn Lennon/Getty Images

Japão comemora com torcida vitória no Mundial de 2015. Foto: Bryn Lennon/Getty Images

Por Bruno Romano

Duas datas marcantes invocam o rúgbi japonês nesta semana. Há um ano, o Japão vencia a África do Sul no Mundial da Inglaterra, sem dúvida a maior surpresa do torneio em todos os tempos. E daqui a exatos três anos o país vai receber a nona edição da Copa do Mundo, a primeira da história na Ásia.

Um evento especial em Tóquio marcou o início da contagem regressiva. Jogadores do elenco atual refletiram sobre o incrível triunfo em cima dos Springboks (dia apelidado de “o milagre de Brighton”, em referência a sede do jogo) e comentaram as expectativas do próximo torneio – tudo foi registrado em vídeo da World Rugby.

Também foi lançada a hashtag oficial (#RWC2019), assim como a conta @RugbyWorldCup, que voltará a ser mais ativa nas mídias digitais, promovendo a competição. Um novo encontro, marcado para maio de 2017 vai definir onde cada chave de seleções vai realizar seus jogos.

A expectativa enorme para 2019 não vem só do lado japonês, que tem evoluído rápido no alto rendimento, aliás. Dirigentes do rúgbi mundial encaram a oportunidade da próxima Copa como única para alavancar a modalidade na região.

A palavra “rúgbi” foi a terceira mais procurada no Google no país em 2015, comprovando o aumento de interesse pelo esporte, seguindo o embalo dos bons resultados recentes da seleção.

A contagem regressiva desta semana nos lembra duas coisas: 1) somos mesmo muito apaixonados pelo Mundial a ponto de já estarmos falando do próximo; 2) o Japão não vai brincar em serviço para sediar um evento deste tamanho.

A união destes dois fatos promete representar o rúgbi a altura que merece em 2019, no que promete ser mais um presente de alto nível para os fãs do esporte – e um belo convite para quem ainda não se encantou pelo planeta oval.