Mundial de clubes de rúgbi pode virar realidade após Copa do Japão
UOL Esporte
Por Bruno Romano
Dirigentes da World Rugby já estão estudando uma mudança importante no calendário do esporte mundial. A ideia é aplicar um novo formato global a partir da Copa do Mundo do Japão em 2019, unificando as datas dos principais torneios do planeta.
De acordo com o jornal londrino The Times, a iniciativa pode culminar com um esperado mundial de clubes, o que seria um projeto inédito – até hoje, as datas de jogos de seleções e as tabelas opostas no hemisfério sul e norte sempre barraram a possibilidade.
Para que o ajuste se torne realidade, é preciso acertar a sintonia entre a elite do rúgbi europeu, sobretudo Inglaterra e França, e o Super Rugby, que une Nova Zelândia, África do Sul, Austrália, Argentina e Japão. Em outras palavras, conseguir garantir uma transição lucrativa para todos os lados.
Ao que indicam as primeiras negociações, quem cederia espaço para se adequar ao outro hemisfério seriam os europeus. A intenção é alinhar o calendário do Top 14 francês, da Premiership inglesa e do Pro12, que junta equipes europeias de vários países, com o Super Rugby. A princípio, o Six Nations e o Rugby Championship se manteriam na mesma época do ano atual.
Com o fim das temporadas locais de clubes, estaria aberto o caminho para um duelo entre os melhores times do ano. O prazo de três anos para a mudança já mostra que não vai ser simples. Também não há nada garantido. Mas o rúgbi tem mais a ganhar do que perder se tudo funcionar bem.