O Blog do Rúgbi

Técnico campeão da Rio-2016 ganha terra e novo nome em Fiji

UOL Esporte

O inglês Ben Ryan (esquerda) celebra ouro olímpicoFoto: David Rogers/Getty Images

O inglês Ben Ryan (esquerda) celebra ouro olímpicoFoto: David Rogers/Getty Images

Por Bruno Romano

O mundo do rúgbi o conhece como Ben Ryan, ou o treinador inglês que levou Fiji ao ouro na Rio-2016. Mas a partir de hoje pode chamá-lo também de Ratu Peni Raiyani Latianara.

É assim que Ryan foi condecorado nesta semana por ajudar o país a conquistar uma inédita medalha olímpica.

A cerimônia aconteceu na última segunda-feira na província de Serua, ao sul da ilha principal de Fiji,  e teve registro do Twitter oficial da seleção de Sevens. A comunidade local também presenteou o britânico com três acres de terra na região.

Na semana passada, Ryan já havia sido condecorado com a ''Companion of the Order of Fiji'', maior honra do país.

Aos 43 anos, o inglês está no comando da seleção de Sevens fijiana há duas temporadas, nas quais faturou dois títulos seguidos de Circuito Mundial, outro feito inédito para Fiji.

Com tamanho sucesso, ele garante que já recebeu mais de vinte propostas de emprego após o ouro no Rio, e é provável que aceite alguma delas – Ryan garante, no entanto, que não vai tomar essa decisão tão rápido.

A mais tentadora oferta teria vindo do Japão, com oportunidades tanto para as seleções de Sevens e XV como para a franquia Sunwolves, que joga o Super Rugby. Equipes australianas e neozelandesas também estariam interessadas no trabalho do inglês.

 

Fiji_Twitter