O Blog do Rúgbi

Dirigente culpa novo Super Rugby pelo fracasso atual da Austrália

UOL Esporte

Por Bruno Romano

Com o atropelo dos All Blacks sobre a Austrália na estreia do Rugby Championship, está aberta a temporada de caça aos culpados pela época de seca dos Wallabies.

O ex-diretor executivo da União de Rúgbi da Nova Zelândia, David Moffett, acredita que o problema esteja no novo formato de 18 times do Super Rugby, que aumentou o número de equipes e a abrangência do torneio para Argentina e Japão, além das tradicionais franquias neozelandesas, australianas e sul-africanas.

Moffett defende a volta da competição original com apenas 12 clubes dos três países orignários. O dirigente, que já teve papel fundamental na SANZAAR, organizadora do Super Rugby e do Rugby Championship (ex-Tri Nations) na década de 1990, ainda excluiria os clubes australianos Melbourne Rebels e Western Force, consolidando a força dos australianos no Super Rugby em apenas quatro times.

''A busca por quantidade sobre qualidade está se tornando um pesadelo, e já estão falando em 20 ou 24 times no futuro'', disse o dirigente em tom de crítica ao jornal Courier Mail. ''Isso faz parte da queda dos Wallabies, pois os fãs perderam a conexão com o Super Rugby e com a seleção, e o rúgbi australiano perdeu o foco no que realmente importa'', completou.

Bicampeões da Copa do Mundo, em 1991 e 1999, e atuais vice-campeões mundiais, os Wallabies dividem atenção com outros esportes, incluindo o próprio rúgbi league, bastante popular no páis – cenário diferente de Nova Zelândia e África do Sul, seus maiores rivais históricos.

Não bastasse a derrota no último fim de semana para os All Blacks, os australianos vêm de uma série perdida por 3-0 para a Inglaterra nos amistosos de junho, resultado histórico para os europeus e desastroso para a seleção da Oceania.

Entre críticas e problemas internos, jogadores e comissão técnica não tem muito tempo para achar a saída deste furacão. No próximo sábado vão reencontrar a Nova Zelândia em campo. Para piorar, além do embalo do primeiro triunfo, os All Blacks jogarão em casa, onde costumam ser ainda mais fortes.