Candidata ao ouro olímpico, Fiji corta astro do rúgbi league da Rio-2016
UOL Esporte
Por Bruno Romano
O sonho olímpico acabou para Jarred Hayne, que não teve seu passaporte carimbado para os Jogos do Rio. O inglês Ben Ryan, treinador da seleção de Fiji, deixou de fora do elenco o astro do rúgbi league e ex-atleta do San Francisco 49ers (NFL).
O próprio jogador anunciou o desinteresse da comissão técnica em contar com sua presença no Rio, após conversa com seus comandantes. Ben Ryan ainda irá revelar sua lista final de 12 atletas, com prazo máximo para a confirmação no próximo dia 18.
Ainda que tivesse boas esperanças de participar do grupo, Hayne só havia embarcado na onda do Sevens, a modalidade olímpica, no fim da atual temporada. Ele foi chamado por Ryan para participar do elenco fijiano na rodada decisiva, em Londres, que culminou com o título de Fiji no Circuito Mundial.
Foi o segundo troféu seguido dos fijianos na principal competição entre seleções do planeta, ambos sob o comando de Ryan. O posto de número um na competição faz de Fiji o natural favorito ao ouro olímpico.
Se faturar uma medalha, aliás, independente da cor, o rúgbi fijiano dará ao país o seu primeiro pódio em Olimpíadas da história.