O Blog do Rúgbi

Antes da Olimpíada, Brasil encara All Blacks pela primeira vez na história

UOL Esporte

All Blacks 7's terão Sonny Bill Williams na etapa de Londres do Mundial (Hagen Hopkins/Getty Images)

All Blacks 7's terão Sonny Bill Williams na etapa de Londres do Mundial (Hagen Hopkins/Getty Images)

Por Bruno Romano

O duelo será no Sevens, modalidade olímpica do rúgbi, e vai marcar o primeiro encontro de todos os tempos entre Brasil e Nova Zelândia, país número 1 do ranking mundial.

O cenário da partida também chama atenção: o estádio de Twickenham, em Londres, templo do rúgbi e palco da última etapa do Circuito Mundial de 7's, que reúne a elite do jogo reduzido.

Como seleção convidada da competição, o Brasil está confirmado no Grupo D, ao lado de Argentina e Rússia, além dos neozelandeses dos All Blacks. Todos os jogos da fase de grupos rolam no sábado (21), e as finais no domingo (22).

As duas últimas etapas do Circuito foram marcadas por surpresas, com títulos de Quênia e Samoa, ambas sobre Fiji na final. Mesmo assim, os fijianos chegam a Londres com larga vantagem rumo ao título da temporada.

Fiji abriu 14 pontos na tabela geral, diferença difícil (para não dizer impossível) para a segunda colocada África do Sul tirar. Caso Fiji confirme a supremacia, será o terceiro título do país em 17 anos de torneio. Os maiores vencedores do circuito são os All Blacks, com 12 troféus.