O Blog do Rúgbi

Sevens brasileiro mede forças na Europa antes de encarar a Rio-2016

UOL Esporte

Seleção feminina já embarcou para a França, onde realiza amistosos (Divulgação/CBRu)

Seleção feminina já embarcou para a França, onde realiza amistosos (Divulgação/CBRu)

Por Bruno Romano

Paris e Londres serão os destinos do Brasil 7’s nos próximos dois fins de semana. Nesta terça-feira, a seleção feminina, 11 vezes campeão sul-americana, partiu para uma gira europeia na busca de adversários fortes para a preparação final antes da Olimpíada.

Os homens seguem o mesmo caminho, com vaga garantida para a seleção na chave principal do Paris Sevens e do London Sevens, 9ª e 10ª etapas do Circuito Mundial. As listas oficiais de convocados já foram anunciadas.

Os dois torneios definirão o campeão da temporada, e também deixarão claros os favoritos às medalhas no Rio – Fiji (1º), África do Sul (2º) e Nova Zelândia (3º) puxam a fila da tabela e da corrida olímpica.

A seleção feminina aproveita a reunião de seleções top da modalidade para fazer amistosos na região. Na última semana, o grupo recebeu no Brasil as delegações da Argentina e da Colômbia. As seleções cumpriram em conjunto uma intensa rotina de treinos e amistosos. A ideia é a mesma na Europa, desta vez contra rivais de maior peso.

Na agenda da seleção estão confirmados duelos contra África do Sul e França (times A e B) entre a próxima sexta e domingo – ao todo, serão nove partidas em três dias.

Já os homens têm pela frente um grupo difícil na chave do Paris Sevens, com três gigantes do esporte: Austrália, África do Sul e Inglaterra (seleção que atuará na Olimpíada com o time Grã-Bretanha).

Os torneios devem definir também as escalações finais para a Rio-2016. O “sonho olímpico” entra na sua reta final. E, como já era esperado, cheio de enormes desafios.

Seleção masculina joga etapas de Paris e Londres contra elite do Sevens (Divulgação/World Rugby)

Seleção masculina joga etapas de Paris e Londres contra elite do Sevens (Divulgação/World Rugby)