O Blog do Rúgbi

Brasil reencontra rival histórico em rodada decisiva do Sul-Americano

UOL Esporte

Disputa de scrum entre Tupis e Jacarés no Sul-Americano 2015 (Foto: Tárlis Schneider/FOTOJUMP)

Disputa de scrum entre Tupis e Jacarés no Sul-Americano 2015 (Foto: Tárlis Schneider/FOTOJUMP)

Depois de dois jogos em casa – uma derrota para o Uruguai e um empate contra o Chile – o Brasil encara os “Jacarés” paraguaios, em Assunção, pelo Torneio Sul-Americano de Rúgbi, neste sábado, às 16h30.

A partida vale pela terceira e decisiva rodada do campeonato, reunindo dois rivais que duelam historicamente pelo posto de quarta força da América do Sul.

Uruguai e Chile também se enfrentam no sábado, em Montevidéu, no jogo que define o campeão – com duas vitórias, os uruguaios levantam a taça em caso de um resultado positivo ou até um empate.

As duas melhores seleções ganham direito de jogar com a Argentina em 2017, lutando pela taça da Sudamerica Rugby Cup.

Para atingir a segunda colocação da competição, feito que não alcança desde 1964, o Brasil precisa tirar uma diferença de 83 pontos do Chile, campeões do torneio em 2015.

O desafio final dos Tupis acontece no estádio Héroes de Curupaytí, na capital paraguaia, principal campo do rúgbi local desde 2015. Muito mais do que o “fator casa” é a qualidade dentro de campo (técnica, esforço coletivo e força mental) que deve ser o diferencial em um duelo sempre muito equilibrado.

Em 22 jogos na história, são 12 vitórias brasileiras e 10 paraguaias. O último triunfo dos Tupis foi em 2014, em amistoso (21-13).

Mas o Paraguai levou a melhor nos dois Sul-Americanos anteriores: 17-11 (2015, no Brasil) e 31-14 (2014, no Paraguai).

Não bastasse a forte rivalidade, os rivais dos Tupis enxergam o jogo como chave. Como ficaram de fora da disputa do novo Americas Rugby Championship (o “Seis Nações” das América), vêem a oportunidade de provar a força do rúgbi local.

O Brasil, é claro, quer mostrar o contrário. E pelo que apresentou no torneio até aqui tem tudo para conseguir.