O Blog do Rúgbi

Por título inédito, Champions do rúgbi terá duelo entre Paris e Londres

UOL Esporte


Por Bruno Romano

Não é exagero comparar a rivalidade entre Brasil e Argentina no futebol com Inglaterra e França no rúgbi. No mundo da bola oval, assim como no da redonda, duelos entre as seleções e os clubes destes países também costumam pegar fogo – ainda mais estivermos falando da decisão do maior torneio europeu.

A Champions Cup (ou Copa Europeia de Rúgbi) deste ano colocará frente a frente o Racing 92, da França, e o Saracens, da Inglaterra, vencedores das semifinais do último fim de semana. É a sensação da temporada, com sotaque francês (misturado aos idiomas dos vários “gringos” do elenco) contra a equipe invicta, que tem ditado o ritmo da competição.

Será a primeira final de Champions, ex-Heineken Cup, da história do Racing, enquanto os Saracens tentam levantar um inédito troféu na sua segunda tentativa. Há dois anos, fizeram final contra o Toulon, e caíram diante do atual tricampeão europeu.

Mais do que um novo vencedor – 10 times diferentes conquistaram o torneio nos últimos 20 anos –, esta decisão guarda uma forte simbologia: Paris x Londres. Um jogo decisivo entre clubes das capitais também será algo inédito na Champions.

Se o título permanecer na França, será a primeira vez que um país mantém quatro troféus europeus de clube seguidos. Já uma vitória do Saracens devolveria a taça à Inglaterra depois de um longo jejum. A última conquista veio com os Wasps em 2007.

Outra estatística traiçoeira “joga contra” os Saracens: desde que o torneio é disputado neste formato (temporada 1997-98) nenhum clube invicto faturou a final. Claro que o fato é mais uma curiosidade. Os Saracens entram em campo com leve favoritismo pelo que fizeram até aqui.

Não se pode esquecer também de que foram os ingleses que tiraram o Racing da disputa da temporada passada, eliminando os franceses nas quartas de final.

Nas próximas três semanas, essas e outras histórias e estatísticas vão circular quando o assunto final de Champions Cup surgir. De certo, só o fato de que dois times chegam com muito merecimento à decisão.

O próximo dia 14 de maio, em Lyon, na França, vai mostrar qual deles atingiu seu auge na hora certa, para dominar pela primeira vez em sua história o rúgbi europeu.