O Blog do Rúgbi

TV aberta aposta no rúgbi com inédita transmissão da seleção brasileira

UOL Esporte

Cena do último duelo de rúgbi XV dos Tupis contra a Argentina em março. Foto: João Neto/Fotojump

Cena do último duelo de rúgbi XV dos Tupis contra a Argentina em março. Foto: João Neto/Fotojump

“É um esporte em expansão no Brasil. O mercado agora sabe que exibiremos um conteúdo de qualidade na televisão aberta e isso pode abrir portas”.

É assim que Franz Vacek, superintendente de jornalismo e esporte da RedeTV! define o retorno do rúgbi à televisão aberta, em entrevista ao Blog do Rúgbi. A iniciativa da emissora, pioneira em partidas do Brasil, visa dois jogos da seleção masculina de rúgbi quinze neste mês.

As partidas valem pelo campeonato Sul-Americano 2016 e prometem ser “pegadas”. Os rivais são Chile e Uruguai, dois adversários que marcam exatamente o próximo passo do Brasil, pensando na evolução do alto rendimento.

O confronto com os “Condores” chilenos está confirmado para o estádio do Pacaembu, no dia 30 de abril. No sábado anterior, dia 23, é a vez dos “Teros” uruguaios, com local a definir – pelo histórico, Arena Barueri é a maior candidata. Ambas as partidas começam às 16h15, com entrada gratuita.

Depois de uma boa campanha do Brasil no Americas Rugby Championship no início do ano, com direito a vitória histórica sobre os Estados Unidos, a expectativa é de partidas bem equilibradas, com chance de triunfo dos Tupis, apelido da nossa seleção.

Jogar em casa e contar com o envolvimento de fãs do esporte (os novos e os antigos) é visto como crucial, tanto para quem trabalha dentro como fora de campo. Ainda que buscar vitórias contra chilenos e uruguaios estejam nos planos do Brasil, a oportunidade de popularizar a modalidade em momentos como este seguem como grande meta.

“É um teste. Se for bom para os dois lados, vamos pensar no médio e no longo prazo”, acrescenta Franz. A aposta, ele explica, segue uma linha da emissora: “Depois de exibirmos vôlei, basquete e futebol, é muito gratificante oferecer um esporte inédito em televisão aberta [em jogos de seleção]. É um planejamento sério. E outras modalidades estão em estudo para entrar na nossa Superfaixa do Esporte”.

O projeto, segundo a emissora, engloba também divulgação em telejornais e chamadas durante a programação destacando a chegada do rúgbi.

A iniciativa acompanha um fenômeno que marcou recentemente a modalidade: o grande interesse do público. No último mês de dezembro, em uma sexta-feira à noite, 10 mil pessoas foram ao Pacaembu acompanhar um amistoso – ou test-match, já que valeu pontos para o ranking mundial – entre Brasil e Alemanha.

Seguindo a lógica, o duelo contra o Chile tem alto potencial para quebrar o recorde, desta vez valendo por um torneio oficial e com chance real de vitória, ainda que dura.

“Esse desafio motiva muito a emissora. É claro que imaginamos que teremos um bom público e, consequentemente, uma boa audiência, mas tão importante quanto isso é poder investir no esporte. Quem sabe amanhã ou depois um garoto que sintonizar a Rede TV! possa praticar rugby?”, conclui Franz.

Por Bruno Romano