Ingleses lutam para quebrar tabu de nove anos sem título europeu
UOL Esporte
Por Bruno Romano
O principal torneio de clubes da Europa chega finalmente à fase de mata-mata neste fim de semana. Dos oito times que sonham em levantar o caneco mais cobiçado do continente, cinco vêm da Inglaterra. Há nove temporadas, nenhum clube inglês levanta o troféu.
Os outros três classificados para as decisões são da França – todas as equipes de Irlanda, Gales, Escócia e Itália foram eliminadas.
O sistema de mata-mata a partir de agora é cruel: apenas partidas de ida, nas quartas, nas semis e na final. A prioridade da casa no próximo sábado e domingo é de quem fez a melhor campanha. Nos duelos seguintes, o campo será sempre neutro.
Jogar no Allianz Park pode ser o grande diferencial dos Saracenes, atuais campeões ingleses. Ainda que o Northampton Saints aprecie a condição de azarão. ''Sabemos que vamos para o jogo como 'zebras' e temos certeza de que ninguém aposta em nós, mas, às vezes, é assim que a gente prefere'', disse nesta semana Jim Mallinder, diretor de rúgbi do Northampton.
O outro jogo de quartas de final do sábado também reúne dois ingleses: London Wasps e Exeter Chiefs. Enquanto os Wasps lideraram grupo mais duro do torneio – deixando para trás os multicampeões Leinster e Toulon – os Chiefs se classificaram na chave mais equilibrada da história.
A única certeza de dois jogos tão difíceis de prever é que um clube inglês está garantido na final. A última vez que os ingleses dominaram o torneio europeu foi no título do London Wasps na temporada 2006-07.
Os jogos do domingo confirmam os encontros de semifinais com três grandes forças do rúgbi francês em campo. O atual campeão do país, o Stade Français, de Paris, encara o Leicester Tigers.
E talvez o confronto mais esperado da rodada seja o último, entre o Racing e o Toulon. O jogo reúne grandes astros do rúgbi mundial nos dois lados do gramado. Bem que poderia ser uma semifinal ou até decisão da Europa em 2016. Azar dos dois times no chaveamento. Sorte dos fãs de rúgbi.