Amadores mostram força do rúgbi argentino no Nacional de Clubes 2016
UOL Esporte
Grande força do rúgbi argentino, as principais equipes amadoras do país começam a disputa do Nacional de Clubes nesta quinta-feira.
A edição 2016 do torneio tem início em um feriado nacional, já que os Jaguares (equipe profissional) jogam contra os sul-africanos do Stormers pelo Super Rugby, no sábado, em Buenos Aires.
Os times locais, todos amadores, são os verdadeiros formadores de atletas. E o esporte amador e o alto rendimento têm uma linha divisória bem demarcada no país. Quem defende seu clube no Nacional é proibido de receber salários.
Para ser profissional há dois caminhos, que às vezes se misturam. Alguns argentinos são contratados diretamente do seu clube de origem para times no exterior, sobretudo na Inglaterra e França. Outros assinam com a União Argentina de Rugby (UAR), treinam em academias de alto rendimento e podem fechar contrato com os Jaguares, por exemplo.
Já pensando neste cenário, o Nacional de Clubes foi refeito em seu formato atual em 2014. Nos anos de 2012 e 2013 sequer houve a competição (inaugurada oficialmente em 1993). O tamanho do país e os constantes desequilíbrios econômicos também são realidades por lá – desafios compartilhados pelo rúgbi brasileiro para consolidar e fortalecer seu campeonato nacional.
Desde 2014, são 16 clubes argentinos divididos em grupos de quatro, com jogos de ida e volta na fase inicial. O mata-mata começa nas quartas-de-final. E a decisão deste ano está marcada para 21 de maio.
A partir de junho, oito torneios regionais argentinos definem os campeões locais e os clubes que tem vaga para o Nacional do ano seguinte. A região que mais tem postos para o torneio é a da província de Buenos Aires, com sete ao todo. É de lá que vem o Hindú, atual time a ser batido.
Sediado na cidade de Don Torcuato, é celeiro de craques argentinos. Em 2015, venceram o disputadíssimo Top 14 (torneio regional de Buenos Aires) e o Nacional de Clubes. Aliás, são os maiores campeões nacionais.
O Hindú começa sua jornada, sonhando com o sétimo título, contra o Atlético de Rosário na rodada inicial desta quinta-feira.