O Blog do Rúgbi

Ex-companheiro diz que creatina em excesso pode ter matado lenda do rúgbi

UOL Esporte

AUCKLAND, NEW ZEALAND - JUNE 09: New Cap Joeli Vidiri (R) with Counties teammate Jonah Lomu (L) following the announcement of the 1998 All Black squad held at the Waipuna Conference Center,Tuesday. (Photo by Ross Setford/Getty Images)

Jonah Lomu e Joeli Vidiri nos All Blacks, em 1998 (Crédito: Ross Setford/Getty Images)

O ex-jogador de rúgbi Joeli Vidiri disse que a lenda do esporte Jonah Lomu, que foi seu companheiro no Auckland Blues na década de 1990, pode ter morrido por consumir creatina em excesso durante a carreira.

Lomu morreu em novembro do ano passado, aos 40 anos, após ter uma parada cardíaca relacionada à síndrome nefrótica, doença renal com a qual ele batalhava havia uma década. Vidiri sofre da mesma doença, que é rara e atinge 3 em cada 100 mil pessoas.

''Nós costumávamos tomar creatina antes e depois dos treinos. Misturávamos com água, e aquilo deixava você 'bombado'. Jonah também tomava, mas menos que eu, porque ele já estava tomando remédios por causa do problema nos rins'', afirmou Vidiri ao jornal inglês The Telegraph.

A creatina é um suplemento usado para aumentar o ganho de massa muscular e não é considerada doping. Segundo Vidiri, ele e Lomu passaram a consumir a substância a partir de 1997.

Já o médico de Lomu e dos All Blacks, John Mayhew, negou que o ex-jogador já tenha ingerido creatina. ''Ele nunca tomou. Nós sabíamos que ele tinha um problema renal na maior parte de sua carreira, então ele definitivamente não tomou. Não é uma substância banida, mas eu aconselho qualquer um com problemas nos rins a não tomar'', disse ao Telegraph.