O Blog do Rúgbi

“Biggarena” está garantida no retorno de Gales ao seu templo do rúgbi

UOL Esporte

(Crédito: Shaun Botterill/Getty Images)

(Crédito: Shaun Botterill/Getty Images)

Dan Biggar ganhou fama na última Copa do Mundo de Rúgbi por um lance inusitado: a sua rotina antes de cada chute. Os trejeitos de Biggar receberam o apelido de “Biggarena”, em alusão ao clássico Macarena, e logo a cena se espalhou pela internet.

Mas a precisão dos seus chutes, depois da esquisita performance, e sua habilidade no jogo aberto também chamaram bastante atenção. O camisa 10 galês assumiu o papel de protagonista dos “Dragões”, e ainda foi um dos destaques do maior torneio da bola oval.

É com este peso que Dan Biggar entrou em campo no duelo da primeira rodada do Six Nations 2016 contra a Irlanda, no último fim de semana. Mas uma lesão no tornozelo o tirou de campo, ainda no primeiro tempo – o jogo terminou empatado em 16-16.

Nesta quinta-feira, veio a confirmação oficial: Biggar está inteiro para jogar contra a Escócia, em partida decisiva do próximo sábado. Será o retorno dos galeses ao Millenium Stadium, de Cardiff, depois do Mundial 2015.

A última partida foi a vitória sobre Fiji (23-13) na primeira fase da Copa. Construído para o Mundial de 1999 (e considerado um dos “templos” do rúgbi), o Millenium passou a ser chamado em 2016 de Principality Stadium, em referência ao seu primeiro patrocinador máster, a Principality Building Society.

É lá que Biggar, jogador dos Ospreys, terá a companhia do mesmo plantel da estreia contra a Irlanda, que viaja a Paris para encarar a França – Itália e Inglaterra completam a rodada.

Lesões como a de Biggar assombraram Gales durante a Copa de 2015. Mesmo assim, a seleção sobreviveu ao grupo da morte (com Austrália, Inglaterra e Fiji) e foi eliminada nas quartas na última bola contra a África do Sul.

“É incrível poder escolher uma equipe sem alterações, com Biggar dentro do time, em boa forma e pronto para jogar”, comemorou Warren Gatland, neozelandês treinador do País de Gales.