Jogador empurra árbitro na Europa, e ganha punição exemplar no rúgbi
UOL Esporte
Indisciplina no rúgbi custa caro. Imagine então se o árbitro do jogo estiver envolvido. No caso, o inglês Wayne Barnes que apitava o duelo entre Clermont (França) e Ospreys (País de Gales), no último sábado, pela Champions Cup, e foi empurrado pelo georgiano Viktor Kolelishvili.
O terceira linha do Clermont e da seleção da Geórgia acabou punido em três meses e meio, ou 14 semanas. Durante o período, ele não poderá participar de nenhum jogo oficial.
Uma pena para servir de exemplo não apenas a Kolelishvili – até por que o lance aconteceu no principal torneio de clubes da Europa. E para deixar claro o tamanho do desrespeito.
Para piorar, o Clermont perdeu o jogo (21-13) e a liderança do grupo “B” para o Ospreys.
A punição do georgiano seguiu a lei 10.4 que fala exatamente em “abuso físico de árbitros oficiais”. Segundo o artigo, a sanção pode variar de 24 (leve) a 48 semanas (média) e, em casos extremos, excluir o atleta para toda a vida.
Por Kolelishvili ter se declarado culpado e, logo após o incidente, ter pedido desculpas a Wayne Barnes, ainda em campo, sua pena foi estabelecida em 14 semanas pelo comitê de disciplina independente da World Rugby.
Tanto o jogador como o seu clube ainda podem apelar a decisão. Kolelishvili estaria apto a voltar aos gramados a partir do dia 25 de abril. Caso o Clermont avance no torneio, ele perderia as quartas e a semifinal, voltando apenas na final.