O Blog do Rúgbi

“Esperem um rúgbi radical”, promete novo treinador da Inglaterra

UOL Esporte

*Por Bruno Romano

O australiano Eddie Jones anunciou sua primeira convocação da seleção inglesa (Andrew Redington/Getty Images)

O australiano Eddie Jones anunciou sua primeira convocação da seleção inglesa (Andrew Redington/Getty Images)

Conhecido pelo jeito descontraído e falastrão, Eddie Jones honrou a fama no anúncio do elenco da Inglaterra, nesta semana. Sabendo do peso de assumir a equipe depois da pior participação em Mundiais na história – eliminada em casa, na primeira fase, no ano passado – Jones prometeu um “rúgbi radical”.

A ideia de chacoalhar os alicerces do tradicional rúgbi inglês tem sido a tônica do novo treinador, de origem australiana. No fim de 2015, ele já havia defendido uma reforma na base do esporte no país.

Na última quarta-feira, Jones anunciou sua primeira lista oficial, com 33 nomes – todos atuam na primeira divisão do rúgbi inglês. Eles vão defender o país no Six Nations, maior torneio de seleções da Europa, que começa nas próximas semanas.

“Neste elenco de 33 atletas, há quatro ou cinco jogadores que, se mudarem suas atitudes, podem atingir o mais alto nível mundial”, disparou Jones, sem citar nomes.

“Por que a Inglaterra não tem sido dominante desde 2003? Porque eles não tinham jogadores como estes à disposição”, completou Jones, em entrevista coletiva.

Além do revés no Mundial 2015, os ingleses guardam a sina de só ter vencido o Six Nations uma vez, em 2011, desde o título mundial de 2003.

“Para ser um time dominante no mundo do rúgbi é preciso mais do que ser bom e trabalhar duro. Esses jogadores vão ter de estar dispostos a fazer mais do que eles já fizeram em todas suas vidas”, finalizou Jones.