O Blog do Rúgbi

Seleção olímpica começa 2016 encarando potências do Sevens na Argentina

UOL Esporte

Moisés Duque, durante Eliminatórias para o Mundial 2015 de Rugby XV - Brasil x Paraguai no Estádio do Nacional em 2012 Créditos: João Neto/Fotojump

Moisés Duque, durante Eliminatórias para o Mundial 2015 de Rugby XV – Brasil x Paraguai no Estádio do Nacional em 2012 Créditos: João Neto/Fotojump

O desafio olímpico no rúgbi é enorme para o Brasil. E para tentar diminuir este degrau a seleção nacional já começa 2016 pisando fundo no acelerador.

Neste fim de semana, os Tupis vão encarar grandes potências do continente (e a forte convidada África do Sul) no American Sevens, torneio que acontece em Mar del Plata, na Argentina.

Além do Brasil, mais sete seleções trocaram as festas de fim de ano por intensos treinos no campo e na academia: Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, que levarão seus times principais, e Estados Unidos, Canadá e África do Sul, que enviarão suas equipes de desenvolvimento.

No próximo sábado (9) serão disputados os jogos da fase de grupos, e no domingo (10) as finais – a decisão está marcada para as 20h10 no horário de Brasília. Os Tupis enfrentam Argentina, Estados Unidos e Chile no primeiro dia de competição pelo grupo “B”.

Detalhe: o formato do torneio faz com que todas as equipes avancem às quartas-de-final, cruzando adversários de acordo com o desempenho no primeiro dia. Os perdedores das quartas passam a disputar a taça de bronze (com semis e final) e os vencedores seguem na luta pelo título. A taça de prata, neste caso, equivalerá ao 3º lugar geral.

O American Sevens também vai servir de aquecimento e preparação para outro grande desafio. No fim de semana dos dias 16 e 17 de janeiro os brasileiros encaram as pedreiras do tradicional Sevens de Viña del Mar, no Chile. A delegação partiu do Brasil na última quarta-feira com um elenco de 15 jogadores (veja a lista completa abaixo).

Mais do que um bom termômetro para a Olimpíada, os duelos no Chile valem vaga no mais importante torneio do Circuito Mundial, o Hong Kong Sevens.

Seleção Brasileira Masculina de Sevens

Atletas convocados para os torneios internacionais na Argentina e Chile:

André Luiz Nascimento “Boy” (SPAC)
Arthur Bergo (SPAC)
Felipe Claro “Alemão” (SPAC)
Gustavo de Albuquerque “Rambo” (Curitiba)
Laurent Couhet (Band Saracens)
Lucas Muller (Desterro)
Lucas Drudi (Jacareí)
Lucas Tranquez “Zé” (SPAC)
Lucas Duque “Tanque” (São José)
Martin Schaefer (SPAC)
Moisés Duque (São José)
Pedro Lopes (São José)
Robert Santos (Pasteur)
Rodrigo Andrioli (São José)
Stefano Giantorno (San Luis, ARG)