Mundial de Rúgbi superou Olimpíada de Londres em interação digital
UOL Esporte
As Copas do Mundo de Rúgbi marcam as vidas de jogadores, treinadores, fãs e profissionais que se envolvem com a competição. Mas não é só isso. Elas também pagam boa parte da conta da World Rugby, entidade máxima do esporte.
Revendo os números do incrível Mundial 2015, a organização encontrou marcas de interação online que superam os Jogos Olímpicos de Londres – um ótimo argumento para os patrocinadores.
O site oficial do Mundial de Rúgbi 2015 teve acesso de 28 milhões de usuários, contra 16 milhões dos Jogos de Londres 2012. Na mesma plataforma, a última Olimpíada registrou 150 milhões de views em vídeos, superados pelos 400 milhões do RCW 2015.
É claro que grande parte dos dados tem um recorte que interessa a World Rugby na promoção do seu evento. Mas algumas marcas, além de comprovaram a grandeza do torneio, revelam uma evolução no alcance do rúgbi. Uma das propostas claras das Copas, aliás, é popularizar a modalidade pelo mundo.
As audiências na Argentina e no Japão, por exemplo, estiveram entre as cinco maiores do planeta. A nova geração também interagiu com a Copa: na conta oficial no Instagram a maioria dos 490 milhões de seguidores tem entre 12 e 17 anos.
A World Rugby também comemorou os quase 4.5 milhões de fãs na página oficial do Facebook. Só para comparar, o Rio 2016 soma pouco mais de 1 milhão de curtidas, enquanto o perfil oficial dos Jogos Olímpicos atrai cerca de 10 milhões de fãs.
Fechando o “balanço digital” do Mundial 2015, a página do You Tube da World Rugby registrou 50 milhões de views durante a competição. O aplicativo da Copa teve 2.8 milhões de downloads. E a hashtag oficial #RWC2015 foi usada 2.5 milhões de vezes.