O Blog do Rúgbi

África do Sul demite técnico mesmo após bronze em Mundial

UOL Esporte

(FILES) This file photo taken on October 14, 2015 shows South Africa's head coach Heyneke Meyer attending a press conference at the Pennyhill Park hotel in Bagshot, south west of London, where he announced the team who will play against Wales in a 2015 Rugby World Cup quarter final match. Meyer is to step down from his position, the South African Rugby Union (SARU) announced on Twitter December 3, 2015. / AFP / LIONEL BONAVENTURE ORG XMIT: 5190

Como já se esperava, os Springboks estão sem treinador. Heyneke Meyer renunciou ao cargo, em decisão comunicada para o Presidente da União (SARU), Oregan Hoskins e o CEO, Jurie Roux.

Meyer assumiu a seleção sul-africana no final de 2011 e infelizmente ficará lembrado pela derrota para o Japão na estreia da Copa do Mundo de 2015. No entanto, poucos vão se lembrar dele como o treinador que manteve uma média de 77% de vitórias entre 2013 e 2014, além do maior triunfo sobre a Austrália fora de casa por 38 a 12, do maior placar diante dos Pumas (78 a 13) e da quebra do jejum de 16 anos sem vitórias fora-de-casa sobre a França. Ao todo foram 50 jogos, 34 vitórias e 2 empates. 143 tries no total.

Apesar da derrota para o Japão, a África do Sul fez um grande Mundial neste ano. Terminaram em terceiro, e não tenho dúvidas de que muitos dirão que o melhor jogo da Copa foi a semifinal entre Boks e All Blacks, que terminou com a vitória apertada da Nova Zelândia por 20 a 18. Esperava-se o título, e no começo do caminho, o revés diante dos japoneses. Não há treinador que resista a isso, ainda mais em uma cultura de alta-competição tão intensa como é a do rúgbi da África do Sul.

Durante o mês de Dezembro o Conselho Executivo da Federação Sul-Africana decidirá sobre os nomes da Comissão Técnica, enquanto que o nome do próximo treinador é de escolha do Conselho Geral da entidade.

Por Virgílio Neto, comentarista da ESPN
virgilioneto.wordpress.com/
@virgiliofneto