O Blog do Rúgbi

Circuito Mundial de Sevens traz novidades e aquece clima olímpico

UOL Esporte

Se você não sabe o que é Sevens, comece assistindo ao vídeo acima. São os sete melhores tries da etapa de Londres, que finalizou o Circuito Mundial de Sevens 2014-2015 em maio deste ano. O torneio é o maior evento da nova modalidade olímpica (sete jogadores de cada lado em dois tempos de sete minutos), e foi vencido por Fiji pela segunda vez na história. Para variar, a Nova Zelândia também domina o cenário com 12 títulos dos 16 disputados até hoje.

Se já é fã de rúgbi, pode curtir também essa seleção acima, feita pela World Rugby, para depois conferir as novidades e curiosidades da atual temporada. As melhores seleções do planeta voltam a campo em dezembro, nos dias 4 e 5, com a etapa de Dubai, aquecendo os motores para os Jogos Olímpicos de 2016.

NOVAS ARENAS

Cinco sedes foram incluídas no Circuito 2015-2016: Cape Town (África do Sul), Sydney (Austrália), Vancouver (Canadá), Singapura e Paris (França). Elas formam um calendário de dez etapas junto das sedes que foram mantidas: Dubai, Nova Zelândia, Las Vegas, Hong Kong e Londres.

TEMPERO OLÍMPICO

Nove das doze seleções na disputa das medalhas olímpicas de 2016 jogarão todas as etapas. São elas: Fiji, Nova Zelândia, África do Sul e Inglaterra (as quatro melhores em 2014-2015), além de Argentina, Austrália, Estados Unidos, França e Quênia (classificadas em seus continentes). Os ingleses garantiram vaga para a Grã-Bretanha no Rio 2016.

Cada etapa conta com 16 equipes, sendo 15 seleções fixas. Escócia, Gales, Canadá, Samoa, Rússia e Portugal completaram a lista. Japão e Brasil, confirmados no Rio 2016, podem entrar como convidados na 16ª vaga de cada etapa (dependem de uma decisão da organização). O último classificado para os Jogos de 2016 ainda será determinado em uma repescagem mundial no ano que vem.

SHOW DE TRIES

A última temporada registrou um aumento na média de pontos (36.4) e tries (5.8) por partida – a maior nos últimos cinco anos. A seleção de Fiji, atual campeã, cravou um try a cada 44 segundos, em média. Com 50 % de tempo de bola em jogo e apenas 2.3 chutes por duelo, velocidade, dinâmica e correria estão garantidos. Até por que, campo para correr não falta.