O Blog do Rúgbi

Richie McCaw era incontestável, apesar das críticas do antijogo

UOL Esporte

Richie McCaw ergue a taça da última Copa do Mundo. Jogador anunciou aposentadoria

Richie McCaw ergue a taça da última Copa do Mundo. Jogador anunciou aposentadoria

É considerado por muitos o maior jogador de rúgbi em todos os tempos. Richie McCaw anunciou nesta quinta a sua aposentadoria. Capitão dos All Blacks em duas conquistas de Copa do Mundo, se retira do rúgbi profissional quase 14 anos depois de fazer sua estreia pela seleção.

Nascido em Oamaru, na Ilha do Sul, no último dia de 1980, foi o All Black número 1014. Começou a carreira em Dunedin, conciliando o rúgbi com o Ensino Médio na Otago Boys High School. Aos 19 anos se mudou para Christchurch para estudar na Universidade de Lincoln e tentar carreira no rúgbi profissional. No mesmo ano é convocado para a seleção sub-19 da Nova Zelândia e em 2000, para a sub-21, quando também fez a estreia pela equipe da província de Canterbury. Em 2001, passou a atuar pelos Crusaders, no Super Rugby. Foram ao todo 4 títulos pela liga.

É convocado para a equipe principal dos All Blacks para jogo contra a Irlanda, em Dublin, em 17/11/2001. A Nova Zelândia vence por 40 a 29 e McCaw é escolhido como o melhor em campo. Em sua primeira partida pela seleção! Ao todo foram 148 jogos como All Black. O maior recorde de sempre. Dos 148 jogos, 131 vitórias. Outro recorde. 110 como capitão. Foi eleito o melhor jogador do mundo em três ocasiões: 2006, 2009 e 2010.

O currículo de Richie McCaw é incontestável. Muitos criticam-no pelo antijogo (quantidade de penais e offsides). Entretanto, foi peça fundamental para a soberania dos All Blacks no rúgbi internacional. Em 2004 a seleção da Nova Zelândia passava por sua mais grave crise no alto desempenho. Não havia zelo pela reputação do grupo, era preciso resgatar os valores. Depois de uma grande derrota em Johannesburgo para os Springboks, foi convocada uma reunião de emergência em Wellington.

Estavam presentes: o então Capitão Tana Umaga, o Gerente de Equipes Darren Shand, o ex-jogador Sir Brian Lochore, o psicólogo Gilbert Enoka e Richie McCaw, como Vice-Capitão. Depois de três dias de reuniões, chegaram à conclusão da necessidade de se reforçar a liderança no grupo e de instalar uma cultura e ética de trabalho. Resgataram o lema da equipe: “Melhores pessoas fazem melhores All Blacks”. Ademais, estreitaram o vínculo com os símbolos nacionais e o significado para o País. Passaram a trabalhar o legado: “deixar a camisa dos All Blacks em uma posição melhor da que quando a recebeu”.

Era o ponto-de-partida para a Nova Zelândia estar onde está hoje no rúgbi mundial. E McCaw foi o Capitão em boa parte deste processo. Atuou como se fosse o guardião disso tudo.

Deixou sua camisa 7 em um lugar melhor do que quando a recebeu. Quem será o próximo?

Crédito da foto: David Rogers/Getty Images

Por Virgílio Neto, comentarista da ESPN
virgilioneto.wordpress.com/
@virgiliofneto