O Blog do Rúgbi

Técnico neozelandês da seleção brasileira de rúgbi exalta Lomu: ‘Um ícone’

UOL Esporte

lomu

Por Chris Neil
Técnico da seleção brasileira feminina de rúgbi sete

Foi uma notícia chocante a morte de Jonah Lomu. A forma como os neozelandeses reagiram realmente mostra o quão respeitado foi esse incrível ícone do rúgbi.

Jonah não era apenas um grande jogador, ele era um grande homem e um verdadeiro embaixador do nosso esporte ao redor do mundo. Um verdadeiro cavalheiro que sabia o quanto este jogo maravilhoso tocou a tantas pessoas. Ele viveu os valores do rúgbi e promoveu esses valores apenas sendo ele mesmo.

Alguns de seus feitos no campo de rúgbi foram verdadeiramente surpreendentes, mas foi como ele promoveu o jogo, sendo tão humilde e dando tanto de seu tempo a todos, mesmo quando ele tinha tantos problemas médicos graves, que o destacou.

Ele sempre colocava todos os outros em primeiro lugar e nunca usou estas questões médicas como desculpas.

Jonah encerrou cedo sua carreira no rúgby e a maior parte do mundo ou público em geral nunca soube o quão grave essa doença no rim que o vitimou era.

Muitos até criticaram a forma como ele estava jogando no final de 1990, e, mesmo assim, ele nunca disse o público o quão doente estava. Ele não queria jogar abaixo das expectativas dos All Blacks, porque sempre soube o que significava jogar por essa equipe e por seu país.