O Blog do Rúgbi

Lenda do rúgbi, Jonah Lomu morre aos 40 anos

UOL Esporte

Lendário jogador de rúbgi, Jonah Lomu, morreu nesta terça-feira, aos 40 anos de idade, vítima de doença renal. O atleta sofria de síndrome nefrótica e estava em tratamento por diálise nos últimos dez anos.

''Em nome da família Lomu, posso confirmar que Jonah morreu esta manhã, provavelmente cerca de 8 ou 9 esta manhã. A família está devastada, obviamente, assim como amigos e conhecidos'', disse o doutor Mayhew, que cuidava de Lomu, à imprensa britânica.

De acordo com o médico, a família está chocada e pediu privacidade neste momento. ''Eles são, obviamente, passando por um período terrível. Foi totalmente inesperado. Jonah e sua família chegaram no Reino Unido na noite passada e ele morreu esta manhã de repente''.

O neozelandês estreou contra a França no ano de 1994, fez 73 partidas pelos All Blacks e se aposentou em 2002 para tratar sua doença. Conhecido como a primeira grande superestrela do rúgbi, Lomu jogava como ponta por causa de sua velocidade, mesmo tendo físico forte, que mais combinava com o avançado.

O ponta atuou em diversos times da Nova Zelândia: Counties Manukau (1994-1999), Wellington (2003-2006) e o North Harbour (2006), além de atuar no Cardiff Blues (2005-2006), do País de Gales.

Lomu chegou à final da Copa do Mundo em 1995, mas a Nova Zelândia acabou perdendo para a África do Sul.

lomu