O Blog do Rúgbi

Federação reconhece erro de juiz contra Escócia e imprensa local vê “roubo”

UOL Esporte

Paula Almeida / UOL

Paula Almeida / UOL

A Federação de Rúgbi reconheceu na última segunda-feira (19) que o árbitro sul-africano Craig Joubert errou ao assinalar pênalti no minuto final para a Austrália, em lance que resultou na eliminação da Escócia da Copa do Mundo de Rúgbi, em embate de quartas de final. Os Wallabies venceram por 35 a 34, e a imprensa do Reino Unido trata o equívoco como “roubo”.

''Você estragou isso'' é a manchete do jornal Daily Mail nesta terça-feira. A do Mirror é ainda mais incisiva: ''Oficial: Escócia foi roubada'', estampa.

Joubert julgou erroneamente que o escocês Jon Welsh estava em posição irregular quando ficou com a posse de bola na jogada ocorrida aos 79 minutos do segundo tempo – infração que decorre em pênalti. Revisão posterior, contudo, provou que o australiano Nick Phipps teve participação ativa e intencional antes da ação de Welsh, o que invalida a decisão do juiz.

“O comitê confirma que Joubert aplicou a lei 11.7, penalizando Jon Welsh por jogar após um knock-on de um colega de equipe. Revisado em todos os ângulos disponíveis, fica claro que após o knock-on a bola tocou Nick Phipps, e a lei 11.3 diz que um jogador pode ser colocado em posição regular por um oponente que intencionalmente participe do jogo”, diz a nota da Federação.

Vale lembrar que o árbitro não pôde recorrer ao recurso eletrônico, chamado de Television Match Official (TMO), uma vez que só é válido usá-lo para confirmar tries ou ajudar no julgamento de “jogo sujo”.

A despeito do favoritismo da Austrália, a Escócia defendia vantagem de 34 a 32 no placar no último minuto. O pênalti, convertido por Bernard Foley, valeu três pontos e deu números finais ao confronto. Na semi, a ser disputada no próximo domingo (15), os Wallabies pegam a Argentina.

O erro causou revolta em ídolos do rúbgi escocês, como a estrela Gavin Hastings, já aposentado, que avaliou o equívoco de Joubert como “desprezível”. Ex-capitão da seleção, Andy Nicol intensificou o ataque e acusou o árbitro de ser “covarde”.

Os juízes das partidas de semifinal já foram definidos. Como era de se esperar, após a confusão, Craig Joubert está fora.

A Federação ainda fez questão de lembrar, também na nota: “Sobretudo, é amplamente reconhecido que padrão de arbitragem da Copa do Mundo de Rúgbi 2015 tem sido alto nas 44 partidas atraentes disputadas até a presente data”.