O Blog do Rúgbi

Maior virada e primeiro try: Copa do Mundo de rúgbi tem dia histórico

UOL Esporte

Por Bruno Romano

Foto: Laurence Griffiths/Getty Images

Foto: Laurence Griffiths/Getty Images

(Seleção da Romênia celebra triunfo contra o Canadá por 17-15)

O Mundial tem o poder de transformar duelos de “pequenos” em grandes batalhas. Fora dos holofotes do rúgbi, Canadá e Romênia entraram em campo nesta terça sabendo que era a melhor chance que tinham para vencer nesta Copa. O efeito disso foi um jogo eletrizante, que acabou com a maior vitória de virada de todos os tempos do Mundial.

Com um rúgbi mais aberto, veloz e bem organizado, o Canadá garantiu uma vantagem de 15-0 aos 45 minutos de jogo. Mas os romenos, na base da raça e da insistência, tiraram a diferença (17-15) para faturar sua primeira conquista em mundiais na história.

Jogos das seleções com menos ranking, entretanto, costumam escancarar falhas técnicas e táticas. Entre um e outro lance bem construído, a vontade e a doação em campo se sobressaem.

Constantes erros – de passe, recepção e chute, por exemplo – deixam claro o diferencial das grandes potências do esporte em relação ao segundo e ao terceiro escalão. A chuva que caiu em Leicester atrapalhou, é verdade, mas não é desculpa. Para ser justo, ela acabou favorecendo o jogo mais fechado da Romênia.

Nesta hora, fica claro como os tops do mundo têm a capacidade de fazer bem as coisas mais simples, mesmo sob pressão. E, a partir delas, constroem lances incríveis.

De qualquer forma, o duelo entre Canadá e Romênia não perdeu em emoção. E ainda trouxe exemplos positivos, como a combatividade, a disputa leal e (principalmente) a certeza de que sempre vale lutar até o final.

Enquanto o Canadá se despede da Copa com sua quarta derrota, a Romênia ainda tem a chance de roubar da Itália a terceira colocação deste grupo “D”.

Pode parecer pouco, mas no rúgbi isso significa se garantir automaticamente no próximo Mundial (em 2019, no Japão). Vencer o Canadá e conquistar o primeiro trunfo em mundiais foi marcante. Mas só batendo a Itália, a Romênia fará história de verdade.

Foto: Michael Steele/Getty Images

Foto: Michael Steele/Getty Images

(Cena do Leicester City Stadium, na Inglaterra, lotado para o duelo Romênia x Canadá)

Uruguai perde, mas sai ''vitorioso''

Não é justo dizer que o Uruguai “jogou como nunca, mas perdeu como sempre” contra Fiji. O duelo foi mais do que isso. Depois de um começo arrasador dos fijianos voadores, nossos vizinhos mostraram valentia e padrão de jogo, deixando o embate divertido até o final.

Ambos já estavam fora da disputa pelo título antes mesmo do chute de saída. Nem por isso deixaram de trazer um entretenimento de alto nível. Entretenimento para nós, espectadores, claro.

Lá dentro, a batalha de oitenta minutos foi física, pesada e intensa. Típica de Mundial. Digna do “grupo da morte”. E, tirando o cartão vermelho do uruguaio Agustín Ormachea (o primeiro do Mundial, aliás), foi um jogo com dois vencedores.

Foto: Paul Gilham/Getty Images

Foto: Paul Gilham/Getty Images

(Uruguaios entoam o hino antes de encarar Fiji pelo Mundial)

DICA DO DIA: As disputas de semifinal do Super 8, a primeira divisão do rúgbi brasileiro, terão uma preliminar bem curiosa no próximo dia 24 de outubro. Será a tentativa de quebra de recorde do maior scrum do mundo. A ação está aberta para qualquer interessado em participar. Para mais informações e inscrições, acesse: maiorscrumdomundo.com.br

O CARA: Mihai Macovei. O camisa 6 da Romênia anotou dois tries na vitória contra o Canadá, que marcou o primeiro triunfo de sua seleção em Mundiais.

A FRASE: “Acho que deu para ver a felicidade na nossa celebração, com todos vibrando juntos como um time. A gente merecia isso”, Santiago Vilaseca, capitão do Uruguai, sobre o primeiro try dos sul-americanos neste Mundial contra Fiji.

A IMAGEM: Fijianos fazem seu último Cibi, cerimonial típico das ilhas do Pacífico antes de cada disputa no rúgbi.

Foto: Andrew Boyers/Reuters

Foto: Andrew Boyers/Reuters

LONDON EYE: O que ainda está em aberto neste Mundial? Vamos por partes:

Grupo “A”: Austrália e Gales vão decidir a liderança do grupo em duelo direto no próximo sábado. A Inglaterra já garantiu o terceiro lugar (e a vaga no Mundial de 2019) independente do resultado contra o Uruguai no domingo.

Grupo “B”: Basta ganhar dos Estados Unidos nesta quarta para a África do Sul encobrir o vexame da estreia e acabar no topo do grupo. Com esse resultado, a Escócia precisa bater Samoa para ficar com o segundo lugar. O Japão corre por fora, torcendo por derrotas sul-africanas e escocesas, desde que faça sua parte contra os Estados Unidos.